A grande variedade de espécies e valores de flores à venda na 8ª edição da Expo Flor, promovida pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Três Lagoas, vem atraindo várias pessoas para a Praça Senador Ramez Tebet, local em que a feira é realizada.
A ação, feita em parceria com a cooperativa de Holambra (SP), cidade considerada a maior produtora de flores da América Latina, visa arrecadar fundos para investimentos na Apae. De acordo com o presidente da associação, Luiz Fausto Rodrigues, 20% do valor final, será revertido para entidade.
A cozinheira Maria Cícera do Carmo, ajuda a Apae há cerca de oito anos e estava em dúvida em meio a tantas belas opções de flores. “Desde quando me mudei para Três Lagoas eu ajudo a Apae com R$ 10 mensais que são descontados na minha conta de água. Vejo que isso é muito importante, tanto doar mensalmente, quanto ajudar nos eventos promovidos por eles”, declara.
São mais de 12 mil vasos e mais de 120 espécies de flores. Dentre elas, orquídeas e rosas são as mais vendidas. O coordenador da feira, Arnaldo Ito, deu algumas dicas para quem aprecia essas duas espécies, porém, não sabe como cuidar e acaba deixando a planta morrer.
Vale ressaltar que a Expo Flor tem início às 8h e vai até às 20h. Domingo, dia 8, é o último dia de feira.
CUIDADOS
Orquídeas: Ao contrário do que muitas pessoas pensam, não é preciso comprar diversos produtos químicos para deixá-las sempre belas e saudáveis. Essas plantas necessitam de pouco sol, devem ficar em lugares com baixa luminosidade e não precisam de muita água. Outra característica do ambiente ideal para orquídeas é a humidade, esta flor é mais presente nos trópicos e retira boa parte da água que precisa diretamente do ar. São flores ornamentais, ou seja, são ideais para decorar o ambiente dentro de casa, mas é importante lembrar que após sua época de florada, é preciso deixá-la fora de casa, pois ela pode acabar morrendo.
Roseiras: As roseiras devem estar expostas à luz solar de 4 a 6 horas por dia pelo menos, para qualquer tipo. O solo precisa apresentar boa drenagem para evitar o acúmulo de água, mas é preciso reter alguma humidade. As rosas secas que ficam na roseira devem ser eliminadas para que deixem espaço as novas. Podadas corretamente elas crescem e se desenvolvem rapidamente. Ter um produto antipragas em mãos é sempre bom.
Não deixe as plantas nos vasos em que elas são compradas, pois neles não há terra suficiente e não possuem um tamanho adequado. A única exceção à regra são as orquídeas, porém, após alguma tempo será preciso retirá-la do vaso inicial.