As exportações de papel e celulose de Mato Grosso do Sul cresceram 17,8% no primeiro trimestre deste ano, comparado ao mesmo período de 2015. As vendas dos produtos das fábricas de papel e celulose de Três Lagoas, vão na contramão dos demais setores que apresentaram queda na receita com as exportações nos três primeiros meses deste ano, comparado ao mesmo período de 2015.
Conforme levantamento do Radar Industrial da Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul (Fiems), de janeiro a março de 2016, as exportações do grupo “Papel e Celulose” somaram US$ 304,9 milhões, contra US$ 258,7 milhões em vendas registradas no mesmo período do ano passado.
A China, que voltou a apresentar crescimento em sua economia, é o principal comprador de celulose e papel produzidos em Três Lagoas. Em segundo lugar aparece a Itália, depois Holanda, seguida pelos Estados Unidos e Coreia do Sul.
Segundo números divulgados nesta sexta-feira pelo Escritório Nacional de Estatísticas da China, que tem a segunda maior economia do mundo, o crescimento foi de 6,7%, entre janeiro e março deste ano, com relação ao mesmo período de 2015. O setor de serviços foi o que mais cresceu no primeiro trimestre, 7,6% em estimativa anual, seguido pela indústria, com 5,8%, e o primário, que registrou expansão de 5,8%.