Na segunda reunião do Conselho Estadual de Investimentos Financiáveis pelo FCO (CEIF-FCO) de 2018, realizada nesta quarta-feira (7.2), foi aprovado recurso para instalação de uma fábrica de beneficiamento de amendoim no município de Paranaíba. O montante financiado será de R$ 50 milhões.
A Mani Agro Industrial será uma unidade armazenadora e beneficiadora de amendoim, integrando plantio, colheita, logística de transporte, beneficiamento, armazenagem e comercialização de produtos para indústrias. O município foi escolhido pela localização estratégica, próxima de outros estados e de produtores de amendoim, em Paranaíba e Aparecida do Taboado.
Na primeira fase será produzido amendoim beneficiado e armazenado em casca. Na segunda fase, a empresa estima poder comercializar o amendoim debulhado, granulado e blancheado, podendo ainda ampliar a unidade para industrializar a pasta de amendoim, como forma de agregar valor ao produto.
O FCO em Mato Grosso do Sul é coordenador pela Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro) e o secretário e presidente do conselho, Jaime Verruck, destaca a importância do FCO para o processo de desenvolvimento econômico do Estado: “Essa é uma linha de crédito voltada para incentivar os negócios e vemos que ela cumpre seu papel de impulsionar a industrialização”.