A Fibria segue com as análises para a construção do ramal ferroviário, só que agora, levando em consideração os estudos para a ampliação da sua unidade industrial e as obras da Ferrovia Norte-Sul, que deve passar por Três Lagoas.
Antes a Fibria aguardava apenas a conclusão e operação do contorno ferroviário para que então iniciasse à construção do ramal ferroviário com cerca de 40 quilômetros, que visava ligar a fábrica de celulose até o contorno.
O ramal da Fibria já era para ter sido construído, mas a empresa ficou aguardando a execução do contorno ferroviário que sofreu um atraso em seu cronograma inicial. Mas, agora, a empresa analisa a ampliação da fábrica, bem como o traçado da Ferrovia Norte- Sul, que pode passar por Três Lagoas. Com isso, pode haver mudanças no projeto do ramal que já estava com um traçado pré- definido.
O objetivo da Fibria com a construção deste ramal é eliminar o uso de caminhões, para que o transporte de celulose seja feito exclusivamente pela ferrovia, iniciando de dentro da própria empresa. Atualmente, a celulose produzida pela Fibria é transportada em caminhões até um barracão da empresa, localizado no bairro Jupiá, em Três Lagoas para, posteriormente, ser embarcada em vagões e transportada até o porto de Santos.
O Ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, quando esteve em Três Lagoas no final do ano passado para a inaugurar o contorno ferroviário, disse que o ramal ferroviário Estrela D'Oeste-Panorama-Dourados (EF-267), com 681,6 quilômetros de extensão passará pelo município. Esse ramal, denominado de EF-267, deve passar por 19 municípios, sendo 12 no Estado de São Paulo e sete em Mato Grosso do Sul, passando por Brasilândia, Santa Rita do Pardo, Bataguassu, Nova Andradina, Angélica, Deodápolis e Dourados. E, que há grande possibilidade de um ramal de 40 quilômetros interligar Brasilândia a Três Lagoas.
INTERLIGAÇÃO PORTUÁRIA
Por esse motivo, a Fibria retardou a construção do seu ramal, já que existe a possibilidade da empresa acabar sendo beneficiada por essa decisão. A ferrovia Estrela D'Oeste é um ramal da ferrovia Norte-Sul, que interligará o Brasil aos portos de Belém (PA), São Luís (MA), Santos (SP), Rio de Janeiro (RJ), Paranaguá (PR) e Rio Grande (RS). Inicialmente, foi proposto que a ferrovia Norte- Sul passasse por Aparecida do Taboado, Selvíria e Três Lagoas, seguindo o seu trajeto final até Dourados. Entretanto, essa possibilidade foi descartada em razão dos estudos realizados. Nova hipótese é a construção de um ramal ferroviário que interligará Três Lagoas a Brasilândia, possibilitando a integração desta região e o escoamento da produção pela ferrovia Norte – Sul.