Veículos de Comunicação

Evento

Fórum RCN de Economia reúne mais de 600 pessoas em Campo Grande

Antônio Maciel Neto, Zeina Latif e Alexandre Mendonça de Barros, avaliaram o cenário econômico

Foram 4h de conexão com empreendedores, empresários, técnicos e gestores - Cyro Clemente/ CBN CG
Foram 4h de conexão com empreendedores, empresários, técnicos e gestores - Cyro Clemente/ CBN CG

 O 1º Fórum RCN de Economia promovido pela rádio CBN Campo Grande, que integra o Grupo RCN de Comunicação reuniu mais de 780 pessoas na capital sul-mato-grossense e superou as expectativas. O evento trouxe para discussão temas como o atual cenário econômico no pós-pandemia, investimentos financeiros e diversificação de mercados. Os assuntos foram debatidos por especialistas renomados, como Antônio Maciel Neto, Zeina Latif, Alexandre Mendonça de Barros e contou com a mediação da jornalista Natuza Nery. O Fórum foi promovido pelo Grupo RCN, na última terça-feira (28), auditório Aliançados Arena.

Foram quatro horas de conexão com empreendedores, empresários, técnicos, gestores públicos e privados, além do público em geral, todos tiveram a oportunidade de acompanhar análises de importantes áreas dos negócios em Mato Grosso do Sul, baseadas principalmente no agronegócio, contextualizadas em nível nacional e global.  “Nada mais coerente participarmos de um evento como esse para podermos conhecer os cenários que outros profissionais estão trazendo, como Mato Grosso do Sul está nesse cenário nacional e no cenário mundial”, pontuou a analista técnica do sistema Famasul, Eliamar Oliveira. 

O sócio-proprietário da 067 Vinhos, Alan Fernandes, destacou a importância de discussões que promovem o desenvolvimento de uma empresa e dos negócios. “É preciso reavaliar os indicadores internos de uma empresa, traçar quais são os pilares da nossa economia interna e da sustentabilidade dos negócios. E estamos debatendo isso”. 

O 1º Fórum RCN de Economia faz parte do maior ciclo de eventos corporativos do Centro-oeste brasileiro voltados para o desenvolvimento regional. Neste ano de 2022, foram agendados 11 eventos em Mato Grosso do Sul, sendo três deles já realizados, dois em Campo Grande e um em Três Lagoas. “Mato Grosso do Sul ao sediar um evento tão importante, que dá um cenário, traça perspectivas para os próximos anos e ajuda definir também no mundo político, já que a economia tem uma influência muito grande também no cenário político e na vida das pessoas de uma maneira geral”, destacou o empresário e gestor Eduardo Riedel. 

O prefeito de Dourados, segundoa maior cidade do Estado, Alan Guedes, pontuou que as informações absorvidas no Fórum vão contribuir para a tomada de decisões importantes no ambiente microeconômico do município. 

A mediadora dos debates do 1º Fórum RCN de Economia, a jornalista Natuza Nery, partiu de um exemplo pessoal para abrir a discussão sobre retenção de profissionais pelas empresas. Ela contou que foi surpreendida, há alguns anos, ao ser contratada por uma agência de notícias quando estava grávida de cinco meses. Tempos depois, recusou sair da agência diante de propostas de trabalho tentadoras financeiramente porque ali, apesar dos grandes desafios, se sentiu valorizada como profissional e como mulher.  O jornalista Éder Campos, especialista em agronegócio, destacou que o Estado sempre foi conhecido pelo binômio soja-boi e ainda continua muito forte na pecuária e também na agricultura. “Temos o milho e a soja como grandes produtos, inclusive exportando para o mundo todo. Mas eu vejo que nós temos alguns gargalos e precisamos buscar soluções para eles”, observou.