“Quando a gente chegava, tomava café, sentava com os companheiros juntos… Fazíamos tudo junto”. O cenário descrito por Paulo César Camilo já não é mais visto há pouco mais de um ano. Com a chegada da pandemia da Covid-19 em Mato Grosso do Sul, o funcionário do frigorífico JBS em Campo Grande viu a vida se transformar junto com a rotina.
“Agora a gente já não entra mais juntos, chega e afere à temperatura, no refeitório também ficamos separados. Aí passamos a usar máscara, protetor facial, álcool em gel. A gente chega em casa e vai direto tomar banho, trocar roupa. Eu moro com meu pai e tomo cuidado ao chegar perto dele só depois da higienização”, relata Paulo.
Ele e a esposa trabalham no mesmo local, e são apenas dois dos mais de 50 mil trabalhadores da indústria que tiveram que se adaptar junto ao novo cenário e mantiveram o ritmo da produção. Eles também entraram na estatística dos mais de 5 mil casos de Covid-19 dentro dos frigoríficos presentes em cidades sul-mato-grossenses.
A rápida contaminação entre funcionários acendeu alerta em órgãos públicos, que auxiliaram os empresários na implementação de normas de biossegurança.
Ouça a reportagem completa!