Postagem em rede social do Grupo Golden Imex anunciou a reabertura da planta frigorífica em Paranaíba. Sem data definida, o grupo já recebe currículos para os interessados nas vagas. O anúncio ocorre na semana em que um empresário, que não teve o nome divulgado, esteve em Paranaíba, na segunda-feira (21), e demonstrou interesse em reativar a planta. Fechado desde fevereiro, a unidade do frigorífico, na época, dispensou cerca de 400 funcionários.
Na empresa, ninguém comentou o assunto, mas informações extraoficiais são de que o proprietário já teria feito o anúncio ao secretário de Indústria e Comércio, Edvando Quirino, com pedido de ajuda para contratação de mão-de-obra e compra de animais para abate.
A empresa, instalada no município desde maio de 2020, alegou a falta de animais para abate na unidade, além da alta no preço da arroba do boi, o que motivou o encerramento das atividades da empresa no município.
Em maio, o empresário Mossen Amerian, um dos diretores do Golden, durante audiência com o secretário de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar, Jaime Verruck, colocou todas as suas dificuldades e a necessidade de se investir mais de R$ 3 milhões na unidade. Ele solicitou ao Estado que fizesse a pavimentação do acesso ao frigorífico e teve como resposta a afirmação do investimento atrelado ao início do cronograma das benfeitorias que ele terá que apresentar e a reativação da unidade.
“O que nós nos posicionamos, tanto Governo do Estado como frigorífico, tudo aquilo que estiver ao alcance do Governo do Estado foi compromissado com o empresário. O que nós precisamos agora é realmente que façam os seus investimentos, retomando atividades”, explicou Verruk.
Na época, ficou definido que, com a ativação do frigorífico, o Governo do Estado enviaria sua lista para o Boi China (um padrão exigido pelo País da China para a compra de gado do território brasileiro) e, através do programa “Pro Desenvolve”, em parceria com a Prefeitura de Paranaíba, poderá ajudar a unidade com a pavimentação necessária.
“A empresa deverá fazer um cronograma de apresentação dos investimentos para depois começar a operar. “O que nós esperamos agora é um avanço na negociação para que a gente possa consolidar este empreendimento em Paranaíba”, finalizou.