Mato Grosso do Sul conta atualmente com três fábricas de celulose instaladas e em operação no município de Três Lagoas: uma da Eldorado Brasil, com capacidade de produção de 1,8 milhão de toneladas de celulose por ano/ duas da Suzano, que produzem 3,25 milhões de toneladas por ano.
O investimento deve ser feito pela empresa chilena Arauco, que há anos tenta instalar uma indústria de celulose em Mato Grosso do Sul. O grupo já possui, inclusive, eucaliptos plantados em Inocência, onde deve ser instalada a fábrica.
O secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado, Jaime Verruck, disse que devido acordo de confidencialidade, não pode dar detalhes sobre esse empreendimento.
No entanto, disse que Mato Grosso do Sul comporta até mais duas indústrias de celulose do porte da fábrica da Suzano, em Ribas do Rio Pardo.
o diretor Executivo da Reflore-MS, Dito Mário, também afirma que MS comporta tranquilamente mais indústrias de celulose. Ressalta que, além das indústrias de celulose, é importante o planejamento do governo do Estado na busca por alternativa desta cadeia produtiva e ressalta que o setor de celulose é muito importante para a economia e geração de empregos.
Mesmo com o aumento no número de empresas de celulose, o diretor Executivo da Reflore-MS, ressalta que hoje não sobra madeira, e que pelo contrário, para atender a demanda nas novas unidades de celulose, terá que haver um aumento de florestas.
Veja reportagem sobre o assunto: