Veículos de Comunicação

Oportunidade

Governo assina pacto com foco na qualidade da carne bovina produzida no MS

Objetivo é fortalecer o setor pecuário e criar um selo de qualidade para a carne produzida no Estado

Reinaldo Azambuja explicou que a ideia é expandir o mercado da carne - Divulgação
Reinaldo Azambuja explicou que a ideia é expandir o mercado da carne - Divulgação

O governador Reinaldo Azambuja participou, nesta terça-feira, da solenidade de assinatura de um pacto pela qualidade da cadeia produtiva da carne bovina, que será desenvolvido em parceria com entidades parceiras, como Abiec (Associação Brasileira da Indústria Exportadora de Carnes), Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul), Acrissul (Associação de Criadores de Mato Grosso do Sul), Associação Sul-Mato-grossense dos Produtores de Novilho Precoce e Embrapa Gado de Corte, com apoio do grupo JBS.

“[O objetivo] é fortalecer o setor pecuário e criar uma marca de selo de qualidade, provando que Mato Grosso do Sul possui e produz uma carne de qualidade. O produtor vai ter um ganho adicional; quando seu boi for tipificado no padrão verde, tem um ganho maior na arroba ofertada a ele. Criar essa marca é um grande desafio”, afirmou o governador.

Durante o evento, que contou com a presença de produtores rurais, dirigentes das entidades parceiras e imprensa de todo o país, o diretor da JBS Carnes, Renato Costa, apresentou indicadores da empresa que fazem de Mato Grosso do Sul o líder no fornecimento de carne bovina de qualidade para a indústria.

Responsável por agregar empresas que respondem por 95% das exportações de carne bovina do país, o presidente da Abiec, Antônio Jorge Camardelli, afirmou que o pacto vai proporcionar a toda a cadeia produtiva ‘benefício estratégicos’.

O Chefe do Executivo Estadual explicou ainda que, dentre os objetivos com a assinatura do pacto pela qualidade da carne bovina, estão a abertura e ampliação dos mercados consumidores do que é produzido em Mato Grosso do Sul, o desenvolvimento de ações para melhorar a sanidade do rebanho, melhorar a qualidade do manejo e a promoção do desenvolvimento sustentável da pecuária.

“A ideia do programa é expandi-lo para todas as indústrias do setor de abate do Estado. São bem-vindos todos que quiserem firmar esse pacto e levar essa marca de uma carne de qualidade. Hoje temos o apoio da JBS que engajou nesse processo, mas também não só indústrias, mas outras entidades são bem-vindas e estão convidadas a participar para criar essa marca que Mato Grosso do Sul tem a melhor carne do país”, finalizou o governador.