O governo do Estado anunciou no começo dessa semana a convocação de mais 72 professores aprovados em concurso público realizado no ano retrasado. A nomeação, segundo informações da Federação dos Trabalhadores da Educação de Mato Grosso do Sul (Fetems), foi publicada no diário oficial desta segunda-feira.
Segundo a Fetems, das 72 nomeações, quatro são para a rede estadual de ensino de Três Lagoas, sendo uma para história, inglês (duas nomeações) e literatura (uma). Também foram nomeados professores de Educação Física em Bataguassu e Literatura em Paranaíba.
Em nota, a federação disse que a chamada faz parte do acordo firmado entre a Fetems e o governo estadual, após a greve de oito dias deflagrada em maio deste ano pela categoria. Nessa publicação, serão convocados os candidatos para preencher as vagas daqueles candidatos que foram aprovados, no entanto, não assumiram a vaga, não apresentarem a documentação necessária ou tiveram outros problemas para a posse.
A primeira chamada dos aprovados no concurso, recordou a Fetems, aconteceu no dia 9 de julho, contemplando 482 candidatos. No dia 19 de agosto, foi publicada a convocação de mais 18 professores. A próxima chamada, com mais de 500 docentes, está prevista para ocorrer em 2016.
“Lutamos para que haja cada vez mais concursos, mas efetivações, pois entendemos que este é o caminho para que os profissionais da educação sejam realmente valorizados e tenham uma carreira mais digna”, pontuou o presidente da Fetems, Roberto Magno Botareli Cesar.
A lista completa com as nomeações está disponível no site da Fetems ou no diário oficial do dia 19 deste mês, páginas 50 e 51.