O Governo Federal informou que os trabalhadores que se cadastraram entre os dias 7 e 10 de abril e até agora não foram confirmados como elegível para receberem o auxílio emergencial pode retornar ao aplicativo da Caixa Econômia Federal e revisar o cadastro. De acordo com o Ministério da Cidadania, o aplicativo Caixa | Auxílio Emergencial foi atualizado. Milhares de trabalhadores têm reclamado do cadastramento e alegam que não conseguiram concluí-lo. Tanto que diariamente filas gigantes e aglomerações são registradas em frente às agências da Caixa Econômica, em Três Lagoas.
"O objetivo é facilitar novos cadastramentos e, principalmente, a revisão dos cadastros já realizados, que, por diversas razões, não tiveram a sua elegibilidade confirmada. Os cadastrados entre 7 e 10 de abril que até o presente momento não foram confirmados como elegíveis podem retornar ao aplicativo e revisar seu cadastro", informou a pasta nesta quinta-feira (23), por meio de nota.
A Caixa liberou até a quarta-feira (22) mais de R$ 22 bilhões do auxílio emergencial do Governo Federal para cerca de 31 milhões de pessoas, e foram registrados mais de 45 milhões de cadastros no aplicativo criado pelo banco estatal. Já foram transferidos R$ 31,2 bilhões para a Caixa, que irão atender, até o final do mês, incluindo beneficiários do Bolsa Família, mais de 43 milhões de pessoas, segundo o Ministério da Cidadania.
O Ministério da Cidadania informou que o governo está impedido legalmente de fazer a antecipação da segunda parcela. De acordo com a pasta, foi uma recomendação da Controladoria Geral da União (CGU). O governo ainda deve avaliar cerca de 12 milhões de cadastros além do previsto. ( Com informações da Agência Brasil)