Com intuito de proporcionar abertura para os micros e pequenos empresários de Mato Grosso do Sul, o governo do estado deverá oferecer mais de 200 milhões em serviços e produtos para o setor, no próximo ano. A classe empresarial terá a oportunidade de conhecer as necessidades das regiões, como em Três Lagoas, e vender ao estado os itens produzidos.
O anúncio foi feito pelo presidente da Fundação da Escola de Governo, Wilton Paulino Júnior, ao destacar que a ação visa estabelecer “um elo entre o Executivo e os pequenos empreendedores”. Para que isso ocorra, segundo ele, é necessário que os microempresários conheçam as melhores maneiras de apresentar ao governo os pequenos negócios locais.
A Escola de Governo realizará, nesta quarta-feira, 18, um curso de capacitação, em Três Lagoas, com o tema “Como Vender para o Estado”. O evento integra a programação da Rota do Desenvolvimento Região Costa Leste, e será realizado das 9h às 12h, na sala 01, no SEST/SENAT. De acordo com o presidente, são oferecidas 30 vagas para os microempresários da região e a inscrição é gratuita.
“Vamos qualificar os micros e pequenos empreendedores para que possam se credenciar junto ao estado e se organizarem para atender em uma maior escala o governo”, declarou em entrevista ao JPNews e à reportagem da TVC, canal 13.
Ele também observa que a medida é encontrar estratégias para driblar a crise econômica. “Isso é importante porque estamos em um momento de crise, de dificuldades financeiras, e há possibilidade dos pequenos empresários terem sucesso com o próprio negocio”.
O projeto integra o Programa Estadual de Apoio aos Pequenos Negócios (PROPEQ), que é uma extensão do programa Fomenta Regional, que visa qualificar e orientar os fornecedores locais sobre os processos de fornecimento de bens e serviços ao estado. Durante o curso, o setor receberá explicações sobre os processos licitatórios, cadastramento da empresa até a entrega do pedido, incluindo simulação de pregão eletrônico com pregoeiros ligados à Secretaria de Estado de Administração e Desburocratização.
ROTA DO DESENVOLVIMENTO
O evento acontece de 17 a 19 de novembro no Sest/Senat (Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem no Transporte) da cidade. A programação da Rota do Desenvolvimento da Costa Leste está estruturada nos mesmos moldes das edições anteriores, com atividades variadas aos setores do Comércio, Serviços, Indústria e Agronegócios.
A Rota do Desenvolvimento é uma ação realizada por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico (Semade), juntamente com Sebrae e demais instituições do Sistema S. A ação leva aos municípios do interior do Estado profissionais de referência em vários segmentos. Até o momento já foram realizadas três edições, em Nova Andradina, Coxim e Dourados e capacitados cerca de 4 mil participantes. A cada Rota são oferecidas 400 atividades gratuitas, dentre oficinas, palestras e workshops.