Um grupo de dez voluntários vestiu a camisa da cidadania e criaram o Programa Social Comunidade Educa que tem como principal objetivo manter aos domingos as escolas da rede municipal de educação de Três Lagoas abertas para que haja atividades esportivas e culturais entre os alunos, familiares e a comunidade.
De acordo com coordenador do programa, Luan Freitas, a ação a partir de brincadeiras envolvendo o espírito de liderança. Para isso o programa é desenvolvido em cinco eixos distintos, que são: cultura, cidadania, meio-ambiente, esporte e lazer e geração de renda, que juntos colaboram com a evolução das crianças e fortalecem os vínculos entre escola e família.
A primeira escola a aderir o Programa foi a escola municipal Profª Marlene Noronha Gonçalves, localizada no bairro Vila Verde. A diretora Maria Célia não hesitou em adotar o então projeto e abriu as portas da escola. “Nossa intenção é que essa escola sirva até de um projeto piloto para o Programa e faça com que outras escolas municipais nos procurem para atuarmos em todas elas. Já estamos empenhados em convidar as demais escolas do município”, conta Freitas.
Conforme o coordenador do programa, aproximadamente 100 pessoas, entre alunos e familiares, estiveram presentes no primeiro dia em que o Programa saiu do papel e foi executado. A ação aconteceu no último domingo, dia 16, das 8h ao meio dia, e entre algumas das brincadeiras, Freitas destacou a corrida de saco, corrida com o ovo na colher, dança da cadeira e cabo de guerra.
TRABALHO VOLUNTÁRIO
O projeto foi encabeçado por dez voluntários há dois meses e desde o dia 16 de agosto efetivou-se como um programa. O coordenador Luan ressaltou em entrevista ao Jornal do Povo que os três-lagoenses que tiverem interesse em se tornar um membro do programa deve mandar um e-mail para o endereço [email protected] ou ir pessoalmente à escola municipal Profª Marlene Noronha Gonçalves, instalada na rua Alaor Pimenta de Queiroz, nº1667 – bairro Vila Alegre, aos domingos durante o período matutino para preencher o termo de voluntariado.
Aqueles que têm interesse em doar materiais esportivos também podem entrar em contato com a unidade escolar ou através de um e-mail.