A equipe do Hemonúcleo de Três Lagoas está com o estoque de alguns tipos sanguíneos zerados. A informação foi dada pela assistente social da unidade, Jaqueline Amalia Rôbari, que pede urgência nas doações de sangue. Os tipos de maior urgência são: B positivo, B negativo, O negativo e AB negativo.
Conforme ela, o problema da falta de bolsas afetou de forma preocupante devido ao aumento nos casos de dengue. “O Hospital Auxiliadora que está sempre cheio de pacientes, com esse período da dengue, a situação ficou ainda mais preocupante. Estamos ligando para os doadores, mas a maioria doou há pouco tempo. Homens podem doar a cada três meses, já as mulheres são a cada quatro”, explicou Jaqueline. “Temos uma média mensal de 230 doadores”, completou.
A assistente social comentou que, o médico responsável pela retirada das bolsas que abastece o Hospital Auxiliadora e até o da Unimed, costuma retirar de 12 a 15 unidades mas, com o surgimento da dengue, nesta segunda-feira (27), o profissional teve que fazer a retirada de 25 bolsas.
“Estamos preocupados e pedimos para que a população de Três Lagoas e região nos auxilie doando sangue. É caso de urgência. Há bolsas que estão zeradas e isso nos deixa desesperados”, desabafou a assistente social.
O Hemonúcleo atende os doadores, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h30, para doação de sangue.
Qualquer dúvida de quem pode ou não doar sangue, o telefone para contato é o (67) 3522-7959.