Veículos de Comunicação

Oportunidade

Hemonúcleo de Três Lagoas promove coleta de bolsas de sangue nesta terça-feira

Técnicos do setor Administrativo da UFMS participam da doação

O Hemonúcleo de Três Lagoas está na manhã desta terça-feira, 23, com um grupo de aproximadamente 40 funcionários da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), que doam sangue para abastecer o estoque do local. A ação acontece até as 13h, segundo informou a assistente social do Hemonúcleo, Jaqueline Amália Rovare.

De acordo com ela, como as doações de bolsas de sangue costumam diminuir durante o inverno, com medo que falte algum tipo sanguíneo, os funcionários do hemonúcleo responsáveis pela capacitação, acabam tendo que buscar esses propensos doadores por meio de convite, como ocorreu com os funcionários da UFMS, que estão em greve e aceitaram o convite como mais uma forma de chamar a atenção das autoridades, dando exemplo de cidadania e amor ao próximo.

Para a arquivista da UFMS, Unidade II, Gleice Carla Nogueira Rodrigues, 29 anos, a ação conta também com apoio dos professores e alunos da Universidade, mas trata-se de uma iniciativa dos técnicos administrativos. “Além de chamar a atenção das autoridades para o nosso movimento de greve, a doação de sangue tem como principal objetivo o de aproximar a Universidade da sociedade”, explicou Gleice.

A assistente social contou que, os tipos mais comuns de sangue são os fatores positivos, como O, A e B. Ainda conforme ela, na população os tipos negativos são mais difíceis encontrar, embora o hemonúcleo não faça campanhas específicas para determinados tipos sanguíneos.

Ocorrida a doação, as bolsas têm validade de 35 dias, tendo que ser descartadas após esse período.

A assistente social informa que, em dias comuns, são realizadas coletas de 12 ou 13 bolsas de sangue. “Durante campanhas esse número costuma duplicar e até triplicar, dependendo da campanha”, revelou.

Na manhã desta terça-feira, 23, Jaqueline revelou que o hemonúcleo tem estoque de 152 bolsas, sendo 60 bolsas de ‘O’ positivo; 10 de ‘O’ negativo; 46 unidades de ‘A’ positivo; sete de ‘A’ negativo; 27 de ‘B’ positivo; sete de ‘B’ negativo e nenhuma de ‘AB’ positivo e nem negativo.

Em Três Lagoas, o Hemonúcleo abastece o Hospital Auxiliadora e também o da Caixa de Assistência dos Servidores do Estado de Mato Grosso do Sul (Cassems), que dependendo da necessidade, retiram bolsas a cada dois ou três dias. “Hospitais de Inocência, Selvíria, Água Clara, Brasilândia e Bataguassu, por exemplo, também são abastecidos por com as bolsas de sangue do hemonúcleo de Três Lagoas”, explicou.

 

HEMONÚCLEO NÃO ATENDE NA SEXTA

Nesta sexta-feira, 26, o Hemonúcleo não realizará o trabalho de coleta de bolsas de sangue. Conforme Jaqueline, a equipe estará concentrada em uma campanha de doação na Eldorado Brasil, que aceitou a proposta.