Dezoito empresas de Três Lagoas foram certificadas no Programa de Desenvolvimento e Qualificação de Fornecedores (PQF) Avançado. A solenidade ocorreu na noite desta quinta-feira, 23, no salão de convenções do Hotel Drud’s Express.
Além do superintendente do IEL, Bergson Amarilla, também estavam presentes representantes do Comitê Gestor do PQF: Fibria, Eldorado Brasil, Sitrel e Sebrae.
A partir da certificação, as empresas ficam aptas a fornecer bens e serviços para as empresas âncoras: Eldorado, Sitrel e Fibria.
A proprietária de um laboratório de análises clínicas, bioquímica Isabela Xavier Mariano, informou já ter dado entrada ao processo para passar pelo programa. Esta é a primeira vez que ela adere ao PQF. Para ela esta será uma excelente oportunidade de prestar um serviço de maior qualidade.
Além da certificação das 18 empresas, outras oito foram recertificadas e mais 15 tiveram a manutenção da certificação do PQF, realizada pelo IEL, em parceria com o Sebrae.
Uma das empresas que foram recertificadas foi o centro automotivo da empresária Gláucia Jeruche, que está há 18 anos no mercado, sendo quatro deles participando do programa PQF. “A qualificação nos ajudou em muitos pontos. A organização, o relacionamento entre funcionários, a divisão dos serviços, o atendimento ao cliente, foram algumas das mudanças positivas. Até a organização nos documentos tem feito a diferença no ambiente de trabalho”, destacou a empresária.
Quem também disse ter melhorado muito as ações internas da empresa de empilhadeiras em que é proprietário, foi Wellington Alves Moreira. “Foram muitos ensinamentos durante a qualificação do PQF. Ajudou a incrementar o trabalho interno da empresa, que melhorou bastante.
O coordenador geral do Comitê Gestor do PQF, Paulo Edson Martins Vieira lembra que, o certificado não é garantia de fornecimento. Para conquistar o espaço a empresa precisa ter competência. “Há fornecedores que estão faturando muito conosco. Há quem esteja crescendo e rompendo as fronteiras do Mato Grosso do Sul. Para ter uma ideia, estamos injetando, em média, R$ 2 milhões ao ano na economia de Três Lagoas”, destacou Vieira.
REVISTA
Após a entrega dos certificados às empresas, o IEL fez o lançamento da primeira edição da Revista PQF. A edição de lançamento foi entregue aos empresários e convidados presentes ao evento.