Veículos de Comunicação

Oportunidade

Iluminação pública está há um mês sem manutenção em Três Lagoas

Contrato emergencial firmado com a Elektro venceu no mês passado

Enquanto, quarteirões inteiros ficam no escuro, à noite, lâmpadas acessas durante o dia são vistas pela cidade - Elias Dias
Enquanto, quarteirões inteiros ficam no escuro, à noite, lâmpadas acessas durante o dia são vistas pela cidade - Elias Dias

O serviço de iluminação pública em Três Lagoas nunca foi dos melhores, mas do início do ano para cá, a situação se agravou com o aumento no número de lâmpadas queimadas em diversas ruas da cidade. Em Janeiro deste ano, o serviço de iluminação pública passou a ser de responsabilidade dos municípios, e não mais das concessionárias de energia elétrica.

Em Três Lagoas, há anos o serviço ficou sob a responsabilidade da Elektro, que em janeiro, deixou de prestar atendimento ao município nesta área. Entretanto, como a prefeitura não tinha aberto licitação para contratação de nova empresa, fez um contrato emergencial com a Elektro, por dois meses, para que a concessionária continuasse fazendo a manutenção do serviço. O contratou encerrou-se no final de abril, e a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) não autorizou mais a Elektro continuar prestando esse serviço aos municípios.

A prefeitura, por sua vez, informou que estaria abrindo licitação para contratação de empresa no dia 26 deste mês. No entanto, diante de tantas reclamações, pode adotar outra medida e contratar emergencialmente uma empresa para atender a demanda que é muito grande. Na manhã de ontem, durante o RCN Notícias, da Rádio Cultura FM, ouvintes entraram em contato com a emissora para reclamar sobre a escuridão em várias ruas da cidade.

Rodrigo Santos, morador da rua Dayse Rosa Queiroz, disse que próximo ao número, 389,  as lâmpadas estão queimadas. Ele disse que há cinco meses ligou na prefeitura e foi informado que o reparo poderia levar um ano. Segundo o morador, ele teve que colocar lâmpadas na frente da casa para iluminar a rua.

Maria Luiza, moradora do Parque São Carlos, disse que na rua Pelopides Gouveia, próximo ao posto de saúde do bairro, as lâmpadas estão queimadas e está um escuridão. “Pagamos um absurdo de taxa de iluminação pública para nada”, declarou. Através das redes sociais, a população também reclamou da precariedade em que se encontra a iluminação pública em Três Lagoas. Délia Coimbra, disse que solicitou o conserto da lâmpada em frente a sua casa, há seis meses, e até agora, nada. “Está escuro em frente da minha casa, mas tenho pagado a iluminação pública todos estes meses”, comentou.

Deja Oliveira disse que, a rua Samuel de Sá, no bairro Santa Luzia, está às escuras. “Se eu for assaltada por causa da escuridão quem vai arcar com o prejuízo?” questionou. Moradora do Jardim Alvorada, Telma Brum, comentou que, a rua da sua casa está às escuras há 20 dias. “Já procurei a prefeitura e ninguém me atende, mas taxa de iluminação continua sendo cobrada na conta”, comentou. Em vários outros pontos da cidade as ruas estão às escuras. Na avenida Clodoaldo Garcia, uma das principais vias de acesso a cidade, em um bom trecho as lâmpadas estão queimadas há dias.