Por volta das 18h10 desta sexta-feira, 8, a comunidade católica de Três Lagoas e dos demais municípios da região ligados à Diocese local, estiveram reunidos na rotatória da avenida Clodoaldo Garcia, para a chegada da imagem peregrina de Nossa Senhora Aparecida, que é uma réplica da que está no Santuário Nacional, na cidade de Aparecida (SP).
Aproximadamente 500 veículos participaram da carreata que passou por algumas ruas e avenidas da cidade, até chegar à Paróquia Santa Luzia, onde foi celebrada uma missa presidida por Dom Luiz Knupp.
O padre Severino Orso, pároco responsável pela paróquia Santa Luzia, falou da alegria e honra em receber a imagem peregrina de Nossa Senhora Aparecida. “Nossa Senhora vem para auxiliar nas dificuldades do trabalhando, da família… Ela vem para confortar e incentivar. Como dizia nosso bispo, ela vem repetir aquilo que ela falou na Bodas de Caná: “Fazei tudo o que meu filho disser””, lembrou o pároco.
Padre Severino revelou que não esperava um volume tão grande de fiéis, no que acabou se transformando, segundo ele, em uma carreata grandiosa. “Imaginava que entre 30 e 50 veículos participariam, mas para minha feliz surpresa esse número foi imensamente maior. Isso significa que Nossa Senhora Aparecida atrai as pessoas para dar sua mensagem, o que mostra para nós padres, que temos de ir mais ao encontro dos fiéis e seus anseios”, citou.
Para ele, a visita da imagem é um marco histórico para Três Lagoas, pois esta é a primeira vez que o município recebe a imagem da santa. “Minha alegria é ainda maior pois, a chegada dela coincide com a data do meu aniversário, sem contar que ela está indo primeiramente para minha paróquia”, revelou orgulhoso e emocionado.
Quem também demonstrou emoção e alegria com a chegada da imagem peregrina foi Dom Luiz Gonçalves Knupp, que no último dia 2 de maio tomou posse tornando-se oficialmente o novo bispo da Diocese de Três Lagoas.
“Para mim é uma grande alegria receber a imagem em Três Lagoas, em uma comunidade viva e que tem demonstrado sua fidelidade a Jesus Cristo, como Maria sempre demonstrou”, avaliou Dom Luiz Knupp.
PARÓQUIAS
O bispo comentou que, quando a imagem deixar a cidade no dia 30 deste mês, acompanhará a caravana até o Santuário Nacional de Aparecida. Até o fim do mês a imagem de Nossa Senhora Aparecida passará pelas paróquias de Três Lagoas, visitará indústrias, comércios e outros estabelecimentos, além dos doentes.
No dia 28 haverá uma missa de despedida na Categral Sagrado Coração de Jesus, com início às 19h. “Estamos tentando organizar uma procissão com saída da Paróquia Santo Antônio até a Catedral”, disse.
Dia 17, às 9h30, acontece uma carreata que levará a imagem para a Paróquia Santa Rita de Cássia. A imagem também passará pelas paróquias Santa Luzia (08/05), Santa Rita de Cássia (18/05), São Francisco de Assis (27/05), Nossa Senhora Aparecida (08/06) e Santo Antônio (17/06).
A peregrinação deu início às comemorações dos 300 anos da aparição da imagem no rio Paraíba do Sul, que se dará em 2017, o Jubileu “300 anos de bênçãos”.