Veículos de Comunicação

Oportunidade

Indeterminada data de entrega das chaves dos apartamentos do Residencial Orestinho

Caixa e Departamento de Habitação realizaram hoje o sorteio que define os blocos que serão ocupados pelas famílias

Mais de 60 pessoas acompanharam o sorteio que definiu os blocos que cada família irá morar - Tatiane Simon
Mais de 60 pessoas acompanharam o sorteio que definiu os blocos que cada família irá morar - Tatiane Simon

A Caixa Econômica Federal e o Departamento de Habitação, da Prefeitura de Três Lagoas, sortearam na manhã desta sexta-feira, 6, os blocos que cada uma das 432 famílias ocuparão no Residencial Orestinho, localizado no bairro Jardim Carandá.

O sorteio dos apartamentos e definição dos andares de cada família contemplada acontece somente na próxima quinta-feira, 12, às 8h, na Câmara de Três Lagoas.

De acordo com a diretora do Departamento de Habitação Popular, Sônia Góes, o que a Caixa realizou hoje se trata de um pré-sorteio e, por isso, das 432 famílias, somente cinco foram convidadas a testemunhar a ação. “É irrelevante saber em qual dos blocos a família foi sorteada a ocupar. É mais interessante saber em qual andar e apartamento irá morar”, explica. Para a próxima etapa todas as famílias sorteadas estarão convidadas.

Na ocasião, as famílias puderam acompanhar o sorteio dos blocos “Músico Pereira Barreto” e “Engenheiro Alexander R.A. Lopes”.

A entrega das chaves destes apartamentos ainda não foi divulgada. “Após a finalização da obra, a presidente Dilma Rousseff tem o prazo de 30 dias para liberar a entrega dos imóveis”, pontua Góis.

O Residencial é financiado pelo programa habitacional Minha Casa, Minha vida e possui ao todo oito blocos e 1.432 apartamentos. Góis esclarece que a entrega dos imóveis ocorrerão por etapas e esta ainda é a primeira. As outras mil famílias ainda serão definidas pela Caixa.

ESPERANÇA

O sorteio destas 432 famílias aconteceu em abril deste ano e a previsão de entrega das chaves seria para o mês de julho, o que na prática não aconteceu. A cabelereira Sarah Santos disse ao JPNEWS que após algumas manifestações pacíficas e cobranças por parte dos contemplados, o prazo foi adiado para outubro. “Foi adiado, mas não foi cumprido. Nesta semana fizemos outra manifestação durante uma sessão na Câmara e acredito que foi graças a isso que este sorteio aconteceu hoje”.

Sonhando em sair do aluguel, a auxiliar de serviços gerais, Maria José de Carvalho, acredita que a entrega das chaves ocorrerão até o Natal. “A maioria de nós não sabia deste sorteio, sabíamos que seria preciso somente cinco pessoas, mas já estou em uma fase de que só acredito vendo”, desabafou. Com este mesmo pensamento é que mais de 60 pessoas acompanharam o sorteio de perto.

Sônia Góis ressaltou que não há uma data definida para que as chaves sejam entregues. “Tivemos problemas de atraso com as obras e, além disso, a Caixa ficou paralisada por alguns dias. Estamos empenhados para que até dezembro estas famílias já estejam lá”.