Veículos de Comunicação

Capital

Índice de confiança do empresário do comércio registra leve redução, aponta pesquisa

Empresários do comércio em Campo Grande estão cautelosos diante das perspectivas econômicas, revela pesquisa

Setor espera melhora no Dia dos Namorados - Foto: Drazen Zigic/ Freepik
Setor espera melhora no Dia dos Namorados - Foto: Drazen Zigic/ Freepik

O Índice de Confiança do Empresário do Comércio (ICEC) apresentou uma leve redução no mês de maio na Capital sul-mato-grossense, de acordo com a pesquisa divulgada nesta semana pela Confederação Nacional do Comércio (CNC).

O índice atingiu 119,0 pontos, enquanto no mesmo período do ano anterior registrava 141,8 pontos. No mês de abril deste ano, o índice também foi ligeiramente superior, com 119,9 pontos.

Segundo os economistas do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento da Fecomércio MS, o ICEC é um indicador relevante para compreender as perspectivas dos empresários, que foram impactados pela situação do varejo nacional, sendo necessária uma postura mais cautelosa.

Os dados da pesquisa revelam que, para 38,2% dos empresários entrevistados, a condição atual da empresa melhorou um pouco, enquanto 28,4% afirmaram que as condições pioraram na mesma medida. Em relação à expectativa para a economia brasileira, 27% acreditam que houve uma leve melhora, mas 32,8% afirmaram que "pioraram um pouco" e 33% declararam que "pioraram muito".

Apesar disso, as expectativas para o futuro são positivas, uma vez que 72,6% dos empresários acreditam que a economia vai melhorar e 78,5% planejam contratar mão de obra nos próximos meses.

O setor agora espera que o Dia dos Namorados injete R$371,21 milhões na economia do Estado, por meio de presentes e comemorações, um montante 56% maior do que o registrado no ano passado.

"É importante observar o que o consumidor busca, suas necessidades e demandas. O empresário precisa ser bastante estratégico em seu planejamento e, assim, buscar maior assertividade nos negócios", destaca a representante do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento da Fecomércio MS, Regiane Dedé de Oliveira.

A pesquisa do ICEC oferece um panorama da confiança dos empresários do comércio e suas percepções sobre o cenário econômico, sendo um instrumento importante para orientar estratégias e tomadas de decisão no setor.

*Com informações da Fecomércio