Saindo do fundo do auditório e causando estranheza para quem estava esperando uma entrada apoteótica no meio do palco, o professor, empresário e escritor da área de negócios, Carlos Alberto Júlio começou sua palestra fazendo vários questionamentos ao público sobre o tempo como: se faz listas, que horas começa a responder seus WhatsApp, qual é sua prioridade e se você é a prioridade do seu tempo.
A palestra “Arte da Estratégia” o tema: tempo, em relação à agenda do trabalho e a pessoal, com dicas para separar cada uma delas e melhorar a gestão de metas e prioridades foi realizada na noite desta terça-feira (25) na Arena Aliançados, localizada na avenida Mato Grosso, em Campo Grande. O evento faz parte do CBN em Ação do Grupo RCN que idealizou para este ano 11 palestras om personalidades renomadas nacionalmente em setores ligados à economia.
Durante a palestra, Carlos Júlio explicou que o tempo é venerado e debatido desde a época da Grécia antiga, tanto é que deram ao tempo dois deuses: Cronos, o deus-titã do tempo cronológico e físico, compreendido como os anos, os meses, os dias, as horas, os minutos, os segundos e o deus Kairós era filho de Cronos, deus do tempo e das estações, e que, ao contrário de seu pai, expressava uma ideia considerada metafórica do tempo. O tempo não-linear e que não se pode determinar ou medir, uma oportunidade ou mesmo a ocasião certa para determinada coisa. Com essa dicotomia dos deuses gregos, Carlos Júlio mostra que as pessoas têm que diferenciar os tempos trabalho, lazer e vida familiar, e não esquecer de ter o seu próprio tempo e assim gerir melhor o tempo e atingir as metas que almejam.
”Quando me falam que não tem tempo para ir para academia eu respondo: 'você se põe na sua agenda'. Aí me justificam 'eu trabalho 15 horas por dia'. Eu mando a m…. Você está fazendo errado! Tem que ter tempo para você. Não estou falando para não trabalhar, mas em fechamento de mês está ok, não precisa trabalhar 15 horas. Tenha foco, se organize e priorize. Use o tempo a seu favor”, explica.
Carlos Júlio aguça a atenção do público ao dar dica para quem tem dificuldade em se organizar mostrando formas como: uma listinha colocando de um lado o que é importante do outro o que é urgente, utilizando o método da Matriz de Eisenhower – uma ferramenta com o propósito de auxiliar na divisão de tarefas e na determinação da urgência de cada atividade, promovendo, com isso, uma otimização na produtividade.
O palestrante explica que essa lista tem que ter o pensar, o sentir e o querer que fazem parte do pensamento de Rudolf Steiner, que são consideradas ferramentas da alma, porque dão forma e concretizam nossa experiência de vida.
Para ajudar a priorizar o seu tempo e aprender a gerir da melhor forma possível o seu tempo, Carlos Júlio pede para que os ouvintes façam algumas perguntas existências como: Quais são seus sonhos para o ano que vem? O que você quer fazer antes de morrer? E O que precisa fazer ainda esse ano para realizar o seu sonho para serem concretizados no ano que vem. “ Façam essa lição de casa e se não funcionar entra no meu Instagran e pode me xingar, mas antes de vou dar uma outra dica se façam esse questionamento e se for casado melhor ainda, pois o sonho que se sonha juntos vira realidade”, completa.
Outra dica que ele ressaltou é assistir ao filme “Antes de Partir”, de 2007 que conta a história do bilionário Edward Cole e o mecânico Carter Chambers – dois pacientes terminais em um mesmo quarto de hospital. Quando se conhecem, resolvem escrever uma lista das coisas que desejam fazer antes de morrer e fogem do hospital para realizá-las.
O palestrante ainda alertou aos ouvintes para tomar cuidado com os ladrões do tempo. Ele pediu para que cada pessoa presente veja qual é o seu ladrão do tempo. “ O seu ladrão é o whatsapp, e-mail. Para mim, tirar uma sonequinha gostosa não e perder tempo. Então verifique o que rouba seu tempo”, alerta.
Carlos Júlio encerrou a palestra com a dica de ouro “liderar é fazer o time jogar”, explicando que para ser um bom gestor é necessário saber delegar tarefas.