A partir de 2016, o Imposto sobre a Propriedade de Veículo Automotor (IPVA) estará mais barato em Mato Grosso do Sul para veículos de passeio. Conforme informações do governo do Estado, os novos valores da alíquota do IPVA foram publicados no Diário Oficial do Estado desta terça-feira, dia 17. As informações são do site Notícias MS, órgão oficial do governo.
Hoje, a alíquota do IPVA prevista no Código Tributário Estadual é de 5% sobre o valor venal do automóvel. O percentual é válido para carros de passeio e caminhonetas. O imposto deverá sofrer uma redução de aproximadamente 30%.
“A legislação prevê que o IPVA seja cobrado em 5% do valor do veículo. Mesmo na crise, decidimos conceder o desconto, que para 2016 será de 30% para automóveis, resultando numa alíquota de 3,5%. Quem preferir pode parcelar o valor em cinco vezes ou pagar a vista com mais 15% de desconto”, informou Reinaldo Azambuja, governador de Mato Grosso do Sul.
IPVA
Segundo o site Notícias MS, o IPVA de Mato Grosso do Sul continua sendo a menor alíquota praticada no Brasil. O imposto para ciclomotor, motocicleta, triciclo e quadriciclo continua em 2%; o mesmo percentual será aplicado para caminhões com qualquer capacidade de carga, ônibus ou micro-ônibus usado para transporte coletivo de passageiros. Para automóveis de oito lugares, movido a diesel, a alíquota fica em 4,5%.
Para casos de empresas especializadas em frota, que possuem mais de 30 veículos, a alíquota é de 1,5% para motos, 2% para automóveis, carros de passeio e utilitário, 3% para automóveis de oito lugares movido a diesel e 1% para caminhões e ônibus.
A publicação informa ainda que os carros mantêm a isenção total no 1º ano e motos 50% de isenção, também no 1º ano. O governo destaca que as mudanças fazem parte de um movimento nacional de ajustes fiscais.
A partir do próximo ano, Mato Grosso do Sul irá empatar com o estado do Paraná com a menor alíquota praticada em todo o Brasil, 3,5% para carros de passeio.