Trajando um avental de um dos restaurantes em que trabalhou quando chegou aos Estados Unidos, há mais de 20 anos, o empresário da área de turismo, Jota Abussafi, iniciou a palestra "O sucesso anda de Limousine", promovido pelo Sebrae com o apoio da Associação Comercial e Federação das Associações Empresariais do Mato Grosso do Sul, na noite desta quarta-feira, dia 22. Jota contou a sua trajetória de vida, desde os tempos em que saiu de Campo Grande em 1979 até 1993 quando chegou aos Estados Unidos.
Atualmente, Jota Abussafi, é empresário e mantém em Miami uma empresa de locação de vans e limousines e presta serviços de concierge, fazendo reservas em restaurantes e acompanhando seus clientes em compras em shoppings centers, além de reservas de ingressos para shows e passeios turísticos pelas cidades de Miami e Orlando. “Atendo a muitos artistas e empresários brasileiros, o que sempre contribuiu para se buscar sempre a excelência na qualidade de prestação de serviços e aprimoramento profissional”, afirmou.
De forma descontraída, Jota de Miami, como ficou conhecido, falou para uma plateia que lotou o Papillon Eventos em Três Lagoas, sobre como as atitudes que influenciam o espírito empreendedor e como se deve estar atento à todas as oportunidades. "Penso que empreendedorismo é acreditar no próprio talento. Foi isso que ocorreu quando passei a fazer palestras. Um diretor de TV, após ouvir minha história de vida, sugeriu que fizesse palestras, então resolvi acatar a sugestão e encontrei nesta atividade um novo nicho de mercado", disse Jota de Miami.
Durante a palestra, mesclando a sua experiência pessoal com conceitos que considerada fundamentais para se tornar ou se consolidar como empreendedor, Jota abordou vários tópicos, entre eles, sobre o conceito pessoal de empreendedorismo, porque ser empresário e o que pode inibir esse potencial, identificar oportunidades e aprimorar-se ouvindo, quais os motivos que levam adiante o empreendedor, para destacar finalmente, atitudes empreendedoras.
Jota conta que atendia a seus clientes com o serviço de transporte para pontos turísticos de Miami e Orlando como empregado para posteriormente, constituir a própria empresa. Relatou que essas experiências deram a ele um vasto conhecimento sobre as cidades de Miami e Orlando. Resolveu, então, escrever um livro,o Dicas do Jota, que já está na terceira edição. "Fui tentar a vida em Miami, quando cheguei tinha apenas US$ 450 no bolso, ali fiz de tudo, cortei grama, lavei pratos, cheguei a dormir na rua, mas consegui driblar os obstáculos. Sempre acreditei que daria certo e também tenho a sensação de sempre estar no lugar certo, na hora certa e estar falando com a pessoa certa. Além disso, tive uma pitada de sorte, quando via as oportunidades passarem como um cavalo encilhado, montava em cima e seguia firme", declarou Jota Abussafi, que encontra no trabalho o principal aliado para o sucesso, chegando trabalhar 17 horas por dia.