Começou nesta semana a segunda etapa da vacinação contra a febre aftosa na região do planalto, em Mato Grosso do Sul. Os animais com até 24 meses de idade devem ser vacinados até dia 7 de dezembro e o registro dessa vacinação deve ser realizado até o dia 18 de dezembro.
Os criadores da região do pantanal que optaram pela vacinação somente nesta segunda etapa, devem vacinar todo o gado e registrar, no mesmo período determinado para a região do planalto.
O registro da vacinação deve ser realizado diretamente pelo produtor, na internet (www2.iagro.ms.gov.br) ou em casos específicos, e a critério da Iagro (Agência Estadual de Defesa Animal e Vegetal), em seus escritórios locais.
Para o trabalho de fiscalização, o governo estadual, através da Iagro, se utiliza da fiscalização móvel, postos fixos, ações de vigilância nas propriedades, cadastro georreferenciado de todas as propriedades de fronteira e intensa fiscalização durante o período de aplicação da vacina.
Mato Grosso do Sul mantém há quatro anos o status de zona livre de febre aftosa com vacinação, sem nenhum incidente registrado, desde então.