A sexta-feira negra, que leva muitos consumidores a afivelarem as malas rumos ao exterior, também poderá ser aproveitada aqui em Três Lagoas. Várias lojas da cidade estarão com descontos na “Black Friday” brasileiro.
Com promoções que prometem produtos até pela metade do preço, a maioria das grandes lojas aderiu à promoção. Algumas lojas chegam a oferecer 75% de desconto.
Entre os produtos em promoção, estão roupas, relógios, biquínis, óculos, artigos de decoração, sapatos, brinquedos, informática e celular. O horário de atendimento será o mesmo, porém as promoções começam hoje e se estendem até o sábado.
Segundo a coordenadora de uma loja participante, Eliandra Esquiavarati, a loja dará desconto em todos os produtos. “As nossas promoções já estão acontecendo desde hoje e segue até o sábado. São vários produtos, com preços variados”, disse a coordenadora.
A equipe de reportagem entrou em contato com pelo menos quatro redes de lojas da cidade. Desse total, três informaram que vão aderir à campanha. No entanto, a campanha não é exclusiva apenas de grandes redes instaladas na cidade. Lojas como óticas também aderiram à campanha que promete atrair o consumidor pronto para às compras neste fim de ano.
PROCON
Sobre a Black Friday, a diretora do Procon de Três Lagoas, Lilian Campos, deu dicas aos consumidores que pretendem aproveitar a promoção. A principal orientação é para que os clientes façam, antes deste dia, uma pesquisa de preço para saber se as condições promocionais são interessantes. “O primeiro cuidado que o consumidor deve ter ao comprar em liquidações como essa é o de identificar os produtos que se encontram realmente em oferta. Não é raro que estabelecimentos aproveitem o chamariz da liquidação para anunciar como promocionais e na verdade aumenta o preço e em seguida dão o desconto, a chamada maquiagem de preços”, orientou a diretora do Procon.
Segundo a diretora, uma forma simples de saber se os produtos estão com preços realmente promocionais e fazer lista do que se pretende comprar e fazer um pesquisa de preços em pelo menos três estabelecimentos diferentes, com antecedência de pelo menos duas semanas. “Evitar de comprar por impulso para não comprometer o orçamento com gastos desnecessários. Em caso de redução no preço por defeito, a informação deve ser prévia e clara. Além disso, o defeito não pode comprometer o funcionamento, a utilização ou a finalidade do produto”, disse Lilian Campos.
BLACK FRIDAY
Foi um termo que surgiu nos Estados Unidos para nomear a sexta-feira após o feriado de Ação de Graças, a 4ª sexta-feira do mês de novembro. Neste dia são iniciadas as compras de Natal no país e as lojas dão grandes descontos para os compradores. O Brasil teve seu primeiro Black Friday no dia 26 de novembro de 2010 e foi totalmente online. Agora o país terá sua quarta edição do evento e as lojas físicas estão começando a aderir aos descontos.