O 'Mês do Consumidor', que é comemorado em março no Brasil, vem ganhando força nos últimos anos e tornou-se uma grande data no primeiro semestre para o varejo. Em Três Lagoas não é diferente.
O setor varejista da cidade quer aproveitar a publicidade gerada pela data comemorativa, aumentar as vendas e diminuir o impacto negativo causado pela pandemia da Covid-19.
No Centro de Três Lagoas já é possível ver um cenário diferente dos últimos dois anos. Mesmo que ainda tímido, o movimento tem aumentado as expectativas do setor varejista. Outro fator importante para a melhora econômica são as datas comemorativas, como por exemplo, é o mês do consumidor, comemorado neste mês de março. Segundo a Federação Nacional do Comércio (Fecomércio), o mês vem se tornando uma grande oportunidade econômica, assim como Natal, Ano Novo e a Black Friday.
De acordo com o presidente do Sindicato do Comércio Varejista (Sindivarejo), Sueide Silva Torres, essas datas comemorativas têm uma importância fundamental para o setor. Alinhado a isso, ele também comemorou o decreto que liberou a necessidade do uso das máscaras em ambientes abertos.
"Coincidiu agora, o decreto que flexibilizou o uso das máscaras. Isso faz com que tenhamos a esperança de recuperar as perdas sofridas pelo setor varejista. Além disso, essas datas comemorativas, como o 'Mês do Consumidor', é uma oportunidade para que o lojista faça promoções que podem atrair os clientes para o seu estabelecimento", explicou Sueide.
Essa sensação de um movimento maior, citado pelo presidente do Sindivarejo, foi possível ser percebido em alguns estabelecimentos comerciais. Em uma loja de roupas femininas, a responsável pelo marketing do estabelecimento, Vitória Silva, disse que a publicidade gerada no mês do consumidor está despertando curiosidade dos clientes e aumento nas vendas.
"Durante o período mais crítico da pandemia nós tivemos que usar muito as redes sociais. Essa alternativa é utilizada até hoje pelo nosso estabelecimento, como por exemplo, para lembrar os clientes sobre o Mês do Consumidor. Essa publicidade gerada pela data é uma ótima oportunidade para aumentarmos nossas vendas", enfatizou.
Para a diarista Renata Alves, essas datas comemorativas são um estímulo a mais para que ela, como consumidora, faça suas compras. Além disso, a queda dos números de infecções ocasionadas pela pandemia faz com que as pessoas saiam mais de casa e se sintam estimuladas a comprar roupas novas.
Durante a pandemia, na minha área, ficamos com pouco trabalho. Porém agora as coisas melhoraram. Além disso, essa abertura que vem acontecendo com a queda das infecções da pandemia, faz com que tenhamos mais vontade de passear e, para isso, é sempre bom uma roupa nova", revelou Renata.
Confira a reportagem completa: