Veículos de Comunicação

4

Maioria das demissões registradas em 2015 foi sem justa causa, aponta Caged

No ano passado, Três Lagoas registrou saldo negativo de 1,3 mil postos de trabalho

No ano passado, cidade registrou 18 mil contratações contra quase 20 mil demissões - Ilustração
No ano passado, cidade registrou 18 mil contratações contra quase 20 mil demissões - Ilustração

A maioria dos demitidos no ano passado foi sem justa causa. É o que aponta os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego. Segundo o levantamento, do total de desligamentos, 11,4 mil foram sem justa causa. Já outros 4,3 mil trabalhadores deixaram os seus empregos à pedido.

Ainda no decorrer do ano, foram registradas 246 demissões por justa causa, 11 por aposentadoria, 43 por morte e 193 por término de contrato com prazo determinado.

O ano de 2015 foi o segundo pior em geração de empregos dos últimos dez anos, perdendo somente para o ano anterior. Em 2015, 1,3 mil postos de trabalho foram fechados no município, a maioria deles, mais de mil empregos, somente no setor da indústria da transformação.

Ainda segundo os dados do Ministério do Trabalho e Emprego, no mesmo período, a cidade registrou mais de 17 mil admissões. Desse total, 15 mil foram de recolocação no mercado de trabalho, 864 por transferências administrativas e 1,1 mil por primeiro emprego.

Somente no mês de dezembro, foram 196 postos de trabalho com carteira assinada extintos em Três Lagoas. O pior desempenho foi registrado pelo setor de serviços, com 114 vagas cortadas. O comportamento de geração de empregos de janeiro deste ano deve ser divulgado na primeira quinzena de fevereiro.