Pelo sétimo ano consecutivo o Clube de Aeromodelismo de Três Lagoas promoveu o Festival de Aeromodelismo na cidade. Mais de 1.500 pessoas circularam durante os dias 20, 21, 22 e 23 no Haras Jaózinho, localizado na rodovia BR-158 (saída para Selvíria). Os dias mais movimentados, segundo o presidente do Clube, Douglas Henry Borges, foram sexta-feira, 21, e sábado, 22.
De acordo com Borges, o festival reuniu 146 pilotos vindos de Teresina (PI), Porto Alegre (AA), Curitiba (PR), Goiana (GO), Campo Grande (MS), Dourados (MS), Cianorte (PR), São Paulo e interior do estado, Rio de Janeiro, Marília (SP) e outras cidades. “Muitos deles chegaram a Três Lagoas na quinta-feira, 20, e por conta da distância tiveram que retornar no domingo, 23, ainda de manhã”, comenta.
Rodrigo Boschiero, um verdadeiro amante da aeronáutica, veio de São Paulo (SP) para exibir dois de seus aviões. “Já vim em mais de três edições deste festival. Sou um verdadeiro amante de aviões”, conta. O paulistano, que tem sua profissão e hobby prediletos voltados para a aeronáutica, afirmou que sua vida se resume em construir, exibir e pilotar. “Geralmente sou convidado para ir a um evento deste porte, aqui também foi desta forma e acabei fazendo muitos amigos em Três Lagoas”, finaliza.
O piloto Gabriel Gomes veio de Presidente Prudente (SP) pelo segundo ano consecutivo e se diz grato por ter vindo na edição anterior. “Foi graças ao avião que eu trouxe neste Festival que eu fui convidado por um amigo do estado de São Paulo a participar de um campeonato norte-americano, chamado Top Gun, em abril deste ano, na Florida”, conta.
O presidente da confederação brasileira de aeromodelismo (Cobra), Rogério Lorizola, também esteve presente no festival. Na ocasião, Lorizola não apenas prestigiou o evento, mas também foi o responsável pela homologação da pista de voo. “Agora o Clube possui a certificação para a realização segura de aeromodelismo, cumprindo todas as exigências”, pontua.
Pela sétima vez seguida o vice-presidente da Cobra, Manoel Dias, também esteve presente e comentou que o aeromodelismo no Brasil vem passando por constantes mudanças. “Os pilotos estão se mostrando cada vez mais preocupados com a segurança e em cumprirem as normas confederação brasileira de aeromodelismo. Três Lagoas, em especial, melhora a cada ano tanto no sentido da organização quanto na qualidade do evento”, arremata.
O evento contou ainda com uma barraca de crepe montada pelo Hospital Auxiliadora. A renda arrecadada foi destinada para a unidade hospitalar.