Veículos de Comunicação

Positivo

Mais de 1.200 empresas foram abertas em 2021

Toniel Fernandes atribui saldo às leis de liberdade econômica

Toniel Fernandes atribui saldo às leis de liberdade econômica - Arquivo/JPNews
Toniel Fernandes atribui saldo às leis de liberdade econômica - Arquivo/JPNews

Três Lagoas está com 5.515 empresas ativas e somente no primeiro semestre deste ano, já foram iniciados 1.258 novos negócios. Os dados são da Junta Comercial de Mato Grosso do Sul.

Do total de empresas ativas, 2.896 são prestadoras de serviços, setor dominante, responsável por 52% dos segmentos ativos no momento, os estabelecimentos do comércio representam 40% dos segmentos ativos com 2.198 empresas em funcionamento e 421 são empresas industriais, responsável por 8% dos setores em ativos. No primeiro semestre de 2021, foram ativadas 54 empresas a mais em relação ao primeiro semestre de 2020 que teve 138 negócios ativos e neste ano foram 192. No ano de 2020 foram constituídas 348 empresas e 183 encerraram as atividades, no mesmo período.

Um dos fatores que influencia e mantém o saldo positivo com novos empreendimentos na cidade, segundo o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Toniel Fernandes, está relacionado a Lei de Liberdade Econômica, nº 13.874, de 20 de setembro de 2019, criada pelo governo Federal. Por meio desta lei. fica estabelecido normas de proteção à livre iniciativa e exercício de atividade econômica no país. Baseado nesta lei, o Executivo Municipal editou um decreto regulamentando a Lei municipal nº 3.712 de 2020, que prevê isenções e dispensa a necessidade de alvará de funcionamento, licenças sanitária e ambiental para empreendimentos que exerçam apenas atividades de baixo risco. “Isso facilitou muito para que vários tipos de atividades comerciais entrassem em funcionamento e se mantenham  em pleno crescimento girando a economia de Três Lagoas. Nossa cidade está num patamar bom, mesmo diante da pandemia desejamos que este saldo positivo permaneça”, afirma o secretário Toniel Fernandes.