Veículos de Comunicação

Receita Federal

Mais de 2 mil contribuintes em Três Lagoas não declararam o imposto de renda no prazo

Receita Federal recebeu 18.878 declarações e a expectativa era 21 mil, neste ano.

 - Arquivo/JPNEWS
- Arquivo/JPNEWS

Mais de dois mil contribuintes, em Três Lagoas, não declararam o Imposto de Renda da Pessoa Física de 2018. De acordo com a última atualização da Receita Federal, 18.878 declarações foram entregues ao órgão ao passo que o previsto era receber 21 mil documentos, neste ano. O prazo para acertar as contas com o leão encerrou na noite de segunda-feira (30) em todo o país.

Dessa forma, o número representa 9,5% dos contribuintes que não declararam o imposto de renda no prazo estabelecido, no município. Em Mato Grosso do Sul, a expectativa é que 400 mil contribuintes entregassem o documento no período. Porém, conforme a última atualização divulgada pela Receita, foram enviados 364.843 documentos, ou seja, 35 mil pessoas deixaram de declarar o imposto.

Quem não entregou dentro do prazo estará sujeito a multa de 1% do imposto devido, limitada a 20%, ou o mínimo de R$ 165,74.

Os contribuintes que enviam a declaração no início do prazo, sem erros, omissões ou inconsistências, recebem mais cedo as restituições, caso tenham direito. Idosos, portadores de doença grave e deficientes físicos ou mentais têm prioridade.

As consultas podem ser feitas pelo site da Receita Federal, que disponibiliza aplicativos para tablets, smartphones, por exemplo, facilitando consultas às declarações do IRPF e situação cadastral no CPF.