Se no ano passado os condutores que tiveram a CNH (Carteira Nacional de Habilitação) vencida ganharam um prazo a mais para a renovação em função da pandemia do coronavírus, esse ano tudo volta ao normal para os documentos que vencerem na vigência de 2022. Entre janeiro de 2020 e dezembro de 2021, ao menos 1.101.651 CNH´s venceram. Deste total, 23% dos condutores ainda não renovaram a documentação, o que corresponde a 250.562 carteiras.
No entanto, a maioria optou por colocar a habilitação em dia, ou seja, 77% do total, o que representa 851.089. A retomada dos prazos foi estabelecida pelo Contran (Conselho Nacional de Trânsito).
De acordo com informações da diretora de Habilitação do Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul, Lina Issa Zeinab, o condutor que teve o documento vencido em janeiro do ano passado, tem até janeiro deste ano para a renovação. O mesmo é válido para os demais meses de 2021.
“Já aqueles que tiveram o documento vencido em 2022 precisam retomar a regra habitual. Ou seja, não há mais prorrogação. O prazo volta ao normal e o motorista tem até 30 dias após o vencimento para que não sofra nenhum tipo de autuação caso seja abordado em uma fiscalização de trânsito”, afirmou.