De acordo com o levantamento da Associação Brasileira de Recursos em Telecomunicações (ABR Telecom), Entidade Administradora da portabilidade numérica no País, 8.044 clientes, com DDD 67 mudaram de operadora telefônica, neste trimestre. Nos seis primeiros meses, deste ano foram 17.094. O órgão explica que não é possível separar os dados por município, e somente por DDD.
Desse número, grande maioria representa telefones móveis. Segundo o levantamento, das portabilidades registradas no trimestre, 61% são de celulares, e no semestre 57%, o restante representam telefone fixo.
Instituída desde 2007, a Lei da Portabilidade numérica é uma facilidade que possibilita ao cliente de serviços de telefonia fixa e móvel manter o número do telefone (Código de Acesso), independentemente da operadora do serviço a que esteja vinculado.
Este ano o Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) de Três Lagoas registrou 717 queixas relacionadas a telefonia, sendo 474 de celulares e 243 de fixo. Durante todo o ano passado o setor havia contabilizado 1.077 reclamações, sendo 598 contra linhas móveis e 479 fixas.
Entre as queixas relacionadas à telefonia, a portabilidade também é citada. No entanto, no município, contrariando a estatística, a maioria das queixas dos consumidores está ligada a problemas de portabilidade para telefones fixos.
BRASIL
Entre janeiro e junho deste ano, os usuários dos serviços de telefonia fixa e móvel realizaram 1,97 milhão de trocas de operadoras no Brasil. Foram efetivadas 1,20 milhão (61%) de migrações por solicitação de usuários de telefones móveis e 767,52 mil (39%) entre operadoras do serviço fixo.
Segundo as informações do relatório da ABR Telecom, no segundo trimestre do ano, entre abril a junho, foram realizadas, no Brasil, 609,40mil (62%) transferências entre operadoras para usuários de telefones móveis e 378,13mil (38%) para os de telefones fixos, totalizando 987,54 mil trocas.