Veículos de Comunicação

4

Mais de mil beneficiários do transporte devem renovar carteira

Prazo de renovação aos beneficiários do transporte rodoviário vai até dia 30 de novembro

Há atualmente cadastrados cerca de 86 mil beneficiários idosos e 6.300 beneficiários com deficiência  - Assessoria
Há atualmente cadastrados cerca de 86 mil beneficiários idosos e 6.300 beneficiários com deficiência - Assessoria

Beneficiários de gratuidade no transporte rodoviário intermunicipal de passageiros em Mato Grosso do Sul devem ficar atentos para o prazo de renovação da carteira de identificação que é utilizada na aquisição dos bilhetes. O documento tem validade de quatro anos e, como esse novo modelo está vigente a partir de dezembro de 2011, muitos usuários já precisam pedir a renovação.

Existem atualmente cadastrados cerca de 86 mil beneficiários idosos e 6.300 beneficiários com deficiência. Desses, mais de 1.000 precisam fazer a renovação já neste mês.

Procedimento

A carteira traz impressa a data de validade, o usuário só precisa ficar atento a essa informação e procurar o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de seu município com antecedência de 30 dias para renovar o cadastro. A responsabilidade de o usuário “renovar a validade de sua Carteira de Identificação de Beneficiário de quatro em quatro anos, antecipando-se ao seu vencimento, de forma a se manter permanentemente em condições de exercer seu direito” está prevista em um dos normativos do benefício, a Resolução Conjunta SEFAZ/SEGOV/SETAS nº 01, de 22/08/14.

“É essencial que agora, em novembro, os beneficiários que têm a carteira com vencimento em dezembro de 2015 já procurem o CRAS para se regularizar”, orienta Ayrton Rodrigues, diretor de Normatização e Fiscalização da Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos (Agepan). Segundo levantamento da Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho (Sedhast), 1.150 carteiras vencem em dezembro e são as primeiras que precisam ser renovadas.

A renovação vai acontecendo gradativamente, sempre no mês anterior ao vencimento do documento. É preciso apresentar documentos pessoais e comprovantes de renda e de residência.

Orientação

Em reunião realizada na semana entre representantes da Agepan e a equipe da Sedhast responsável pelo Setor de Passe Livre – que emite as carteiras de beneficiário – ficou definido um reforço na divulgação de informações aos usuários. Embora a data de validade conste expressamente no documento, a intenção é reforçar a necessidade de atenção ao prazo.

Comunicados serão afixados em todas as unidades do CRAS nos municípios, em guichês de venda de passagem e distribuídos a entidades e organizações que tratam dos direitos do idoso e da pessoa com deficiência. “Vamos informar e alertar, para que o usuário não se frustre ao tentar obter o benefício e não conseguir por problemas na atualização cadastral”, disse o coordenador de Proteção Básica da Sedhast, Valdereis de Souza.

Além disso, para evitar prejuízo ao beneficiário que eventualmente atrasar o pedido de renovação, as empresas transportadoras estarão autorizadas pela Agepan a conceder o benefício por um período de até 30 dias após a data do vencimento da carteira. Após esse prazo, a emissão do passe-livre só vai ser possível com o documento já atualizado.

No site da Agepan, o link que disponibiliza aos beneficiários da gratuidade a consulta do extrato das passagens utilizadas vai também trazer a informação sobre a renovação.

 Em caso de dúvida, o usuário pode entrar em contato com a Sedhast: 3318-4182 / 4113 (Assessoria)