Veículos de Comunicação

Oportunidade

Manutenção preventiva de veículos é sempre garantia de economia e segurança

Veja quais são os principais itens para a manutenção preventiva do seu carro

Manutenção preventiva de veículos é sempre garantia de economia e segurança - Ilustração
Manutenção preventiva de veículos é sempre garantia de economia e segurança - Ilustração

A manutenção preventiva é a forma mais econômica de manter o carro em bom estado. Um automóvel que está com o motor desregulado e com peças desgastadas consome mais combustível e perde desempenho.

A automecânica Feis Car, localizada na avenida Rosário Congro n° 3176, esquina com a avenida Ranulpho Marques Leal, tem profissionais qualificados para ajudar quem pretende fazer uma revisão antes de viajar ou para quem zela pela segurança em qualquer momento. O carro do cliente passa por uma consultoria especializada chamada de “Check List”, em que o veículo é inspecionado e possíveis problemas são detectados em aproximadamente 30 minutos.

Confira os principais itens para manutenção preventiva:

Freios: O fluido de freio deve ser trocado, em média, uma vez por ano. Discos de freio, pastilhas, tambores e outras peças do sistema devem ser revisados a cada 10 mil quilômetros.

Troca de Óleo: Tanto o óleo lubrificante quanto o filtro do óleo precisam ser trocados nas datas estabelecidas pela montadora, em média a cada 10 mil quilômetros ou a cada seis meses. Deve-se também consultar o manual do proprietário sobre as trocas de óleo do câmbio, diferencial e da direção hidráulica.

Sistema de Arrefecimento: A cada 30 mil quilômetros, é necessário executar uma limpeza no sistema. Radiador e reservatório de expansão, tubulações e mangueiras devem estar sempre limpos. O aditivo é responsável por prevenir superaquecimento e anticongelamento do líquido do arrefecimento e o perfeito funcionamento do motor.

Filtro de Ar: A razão para substituir o filtro de ar é muito simples: o fluxo de ar auxilia o motor a funcionar com melhor desempenho, sem exigir muito desgaste. O ideal é que um sistema de filtragem do ar seja substituído a cada revisão, mas o tempo de troca depende da utilização do veículo.

Filtro de combustível: O filtro de combustível é o guardião que evita a passagem de sujeira do tanque do carro para o motor. Ele deve estar sempre em ótimo estado e, para isso, deve ser trocado entre 10 mil e 15 mil quilômetros.

Alinhamento e balanceamento: Para evitar o desgaste excessivo de pneus, alinhamento e balanceamento são fundamentais. Recomenda-se executar o serviço no máximo a cada 10 mil quilômetros, além de aproveitar e fazer o rodízio dos pneus.

Velas: As velas são fundamentais para o bom funcionamento do motor. Não é preciso sentir uma falha para trocá-las; elas podem estar danificadas mesmo com o funcionamento aparentemente normal. A substituição deve ser feita exatamente na data estabelecida pela montadora, que pode variar de 15 mil a 100 mil, conforme a marca e modelo do veículo.

Lâmpadas são itens importantes de segurança que não são verificados pela maioria dos condutores, principalmente lanternas traseiras, assim como as palhetas do limpador de para-brisa, que só são lembradas na chuva. Por isso, é fundamental fazer uma inspeção regular.