A unidade do frigorífico Marfrig anunciou nesta terça-feira (14) que está encerrando suas atividades em Paranaíba. Serão demitidos todos os funcionários, que totalizam aproximadamente 545, além de empresas terceirizadas que prestavam serviços, como os caminhões que fazem o transporte dos animais. Atualmente eram abatidos cerca de 600 animais.
De acordo com Lucio Clei Souza Resende, presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Frigoríficos, a empresa avisou ontem o encerramento das atividades, por meio de uma nota enviada ao Sindicato. Deixarão de circular no município mais de R$ 1,5 milhão, referente ao salário dos funcionários.
A justificativa é que a redução de gastos, conforme a nota. O último abate será na próxima sexta-feira (17). O frigorífico Marfrig é um dos principais empregadores em Paranaíba e esse fechamento representa um grande impacto na economia municipal.
Cerca de 26 frigoríficos que fecharam ou deram férias coletivas no Brasil, 14 são de Mato Grosso do Sul, que possui o quinto maior rebanho, com 20,8 milhões de bovinos. O número pode ser ainda maior, já que as empresas não repassam dados para a Abrafrigro (Associação Brasileira de Frigoríficos).