Veículos de Comunicação

Sem Efeito

MEC revoga portaria com mudanças no Sistema de Avaliação Básica

Decisão foi tomada para dar tempo para as escolas se adequarem aos novos currículos

Nova decisão foi assinada pelo ministro da Educação, Ricardo Vélez - Arquivo/Agência Brasil
Nova decisão foi assinada pelo ministro da Educação, Ricardo Vélez - Arquivo/Agência Brasil

A portaria do MEC (Ministério da Educação) publicada nesta terça-feira (26) no Diário Oficial da União torna sem efeito texto do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira)  que previa novas regras para o Sistema de Avaliação da Educação Básica. A nova decisão foi assinada pelo ministro da Educação, Ricardo Vélez.

A portaria anterior, publicada nesta segunda-feira (25), definia, entre outras coisas, que a medição da qualidade da alfabetização de estudantes de todo o país só seria feita a partir de 2021. A decisão foi tomada, segundo o Inep, para dar tempo para as escolas se adequarem aos novos currículos elaborados a partir da nova Base Nacional Comum Curricular.

A alfabetização é uma das prioridades estipuladas pelo Governo Federal. O Ministério da Educação deverá apresentar, ao final dos 100 primeiros dias de governo, uma proposta de Política Nacional de Alfabetização.

Sistema de avaliação

O Sistema de Avaliação da Educação Básica é aplicado em escolas de zona urbana e rural que tenham pelo menos dez estudantes matriculados nas etapas avaliadas. A avaliação externa em larga escala é realizada pelo Inep desde 1990. O sistema mede o aprendizado dos estudantes em língua portuguesa e matemática e, com isso, subsidia o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, principal indicador de qualidade da educação básica. (Com informações da Agência Brasil)