Em 2021 o mercado da construção civil manteve um crescimento acelerado. A expansão chegou a quase 8% no país, segundo a Câmara Brasileira da Indústria na Construção. Foram gerados quase 4 mil postos de trabalho no Estado, de acordo com os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).
O gestor comercial do ramo, Fernando Parra, explica que esse é um dos setores que mais contratam no município e a perspectiva de quem trabalha com empreendimento é positiva para 2022.
De acordo com ele, a empresa em que atua tem o planejamento de construir mil novas unidades habitacionais em Mato Grosso do Sul. A expectativa é que o setor siga com mais geração de emprego e mais investimento, mesmo com o aumento dos custos da construção civil e das taxas de juros.
Nos últimos meses houve um aumento de quase 20% dos custos da construção de acordo com o Índice Nacional dos Custos da Construção (INCC). Os números afetaram preços de imóveis, quem sentiu mais, foram os empreendimentos que vendem os insumos base da construção civil.
Diante do fator é necessário criar estratégias na hora de vender, embora a roda continue girando e a expectativa é que o mercado se mantenha sólido e estável para 2022.
Confira a reportagem completa: