Veículos de Comunicação

Oportunidade

Metade das escolas públicas de Três Lagoas não tem biblioteca

Brasil precisa construir 64,3 mil bibliotecas em escolas públicas até 2020

Na cidade existem doze escolas do Estado e dezesseis municipais - Elias Dias
Na cidade existem doze escolas do Estado e dezesseis municipais - Elias Dias

A lei 12.244, sancionada em 2010, obriga o Brasil construir mais de 64,3 mil bibliotecas até 2020 para cumprir a meta de universalizar esses ambientes. Em Três Lagoas, 55% das escolas públicas possuem  espaço exclusivo para leitura.

De acordo com levantamento feito pelo Jornal do Povo, 67% das escolas estaduais possuem bibliotecas – o índice municipal é menor, 44%. Ao todo são 28 escolas, doze estaduais e dezesseis municipais. O Estado possui nove bibliotecas e o munícipio sete. Os dados são da Secretária de Estado de Educação e a Secretaria Municipal de Educação.

Vale ressaltar que as 16 unidades educacionais municipais, têm ambiente dedicado à leitura, porém desse total, sete possuem biblioteca com espaço físico específico.

A lei exige também que todos os gestores providenciem um acervo de, no mínimo, um livro para cada aluno matriculado, tanto na rede pública quanto privada.

O Jornal do Povo teve acesso ao acervo de bibliotecas nas escolas municipais. A rede municipal já atende a lei da quantidade de livros por alunos, em média esses espaços contam com 2.621 unidades para 750 alunos, por escola. Por exemplo, a Escola Municipal Parque São Carlos, possui 942 alunos e acervo de 4.390 títulos.

Sônia Barbosa é diretora da Escola Estadual Fernando Corrêa e há mais de dez anos batalha pela construção de uma biblioteca na unidade. “Desde 2002, eu venho solicitando ao governo e deputados a construção da biblioteca, por enquanto só foram promessas, virou uma novela. A biblioteca é essencial para a qualidade de ensino e formação dos jovens, é preciso estimular a leitura. Muitos deles pedem livros para ler, um espaço de leitura, mas não temos. É triste, porque contamos apenas com um amontoado de livros”.

Já a Escola Estadual João Magiano Pinto (Jomap) conta com duas bibliotecas. “Hoje utilizamos uma sala adaptada para abrigar os livros, temos muitos exemplares, de ótima qualidade. E recentemente foi construído outro espaço para biblioteca, faltando apenas equipar o local com mobiliário. A nossa intenção é deixar um espaço só para os livros e outro apenas para leitura”, explicou a diretora adjunta, Lourdes Alves.

BRASIL

A cinco anos do fim do prazo, 53% das 120,5 mil escolas públicas do país não têm biblioteca ou sala de leitura. Até o mês passado, seria necessário levantar e equipar mais de 1 mil bibliotecas por mês para cumprir a lei. O levantamento foi feito pelo portal Qedu, da Fundação Lemann, com base em dados do Censo Escolar 2014.