Veículos de Comunicação

4

Metade das florestas da Fibria está em áreas arrendadas

Companhia divulgou nesta semana um resumo do Plano de Manejo Florestal

No ano passado, a companhia colheu 4,4 milhões de metros cúbicos de eucalipto - Danilo Fiuza/JP
No ano passado, a companhia colheu 4,4 milhões de metros cúbicos de eucalipto - Danilo Fiuza/JP

Metade das florestas da Fibria está em áreas arrendadas de produtores rurais de Três Lagoas e região. É o que aponta o Resumo do Plano de Manejo Florestal da companhia, divulgado nesta quinta-feira, dia 26.

De acordo com o resumo, a companhia possui, em Mato Grosso do Sul, uma área de 343 mil hectares de florestas, distribuídas em seis municípios (Três Lagoas, Brasilândia, Água Clara, Santa Rita do Pardo, Selvíria e Ribas do Rio Pardo). São 76,3 mil hectares de áreas próprias, 181,8 mil arrendadas, 84,3 mil através de parcerias, sendo, ao todo 224,7 mil hectares destinados à floresta plantada e 99,4 mil hectares de conservação ambiental.

O relatório apontou que boa parte do maciço florestal da companhia está concentrada entre Três Lagoas e Brasilândia, onde a fábrica de celulose da empresa opera. Em Três Lagoas, por exemplo, são 103,4 mil hectares de floresta e 41,8 mil há destinados à conservação ambiental. No município, o maciço é composto por 27,9 mil hectares de áreas próprias, 75,8 mil hectares arrendados e 50,8 mil hectares de florestas plantadas por meio de parcerias.

Os dados mostraram ainda que, em 2014 (ano base do relatório), foram colhidas das florestas de Mato Grosso do Sul o equivalente a 2,8 milhões de metros cúbicos (o que equivale a 10,9 mil hectares) de madeira sem casca e outros 1,6 milhão de m³ (7 hectares) de madeira com casca.

O trabalho de manejo florestal, desde o plantio à colheita, emprega o total de 1,5 mil trabalhadores, sendo 510 diretos e 1.044, terceirizados.

O resumo aponta ainda que, no ano passado, a companhia formou 30,3 mil hectares de florestas. Desse total, 267 hectares foram de novas áreas plantadas; 6,3 mil hectares para reforma própria – plantio de novas mudas em áreas já utilizadas – e 15,5 mil hectares de formação de florestas a partir da brotação de árvores. O período de produção da madeira, desde o plantio ao corte, dura de seis a sete anos, em média.

TRANSPORTE

Somente no ano passado, mais de 4,1 mil metros cúbicos de madeira foram transportados das áreas plantadas para a fábrica de Três Lagoas. Esse transporte,  conforme o resumo de manejo, é feito por caminhões, bi-trem ou treminhão, em sua maioria, que utilizam estradas da região. A Fibria informou também que, por conta disso, mantém um programa de manutenção dessas estradas. Os meses com maior volume de madeira transportada foram agosto (411,3 m³),  novembro (429 m³) e dezembro (413,2 m³).