O Ministro da Minas e Energia, Bento Albuquerque, deverá na verdade chegar hoje ao MS para amanhã (28) cumprir extensa agenda. A vinda está prevista na agenda oficial do Ministério de Minas e Energia. A visita começa pela manhã indo ao Pantanal para conhecer o projeto da Energisa e Governo do Estado Ilumina Pantanal que vai gerar energia a mais de 2 mil propriedades isoladas na região.
A partir do meio dia o ministro volta a Capital e junto com o grupo Delta Energia inaugura a UTE William Arjona que, há quatro anos não está em funcionamento. A usina irá suprir em 20% a necessidade de energia elétrica no Estado, sendo gerada pelo gás natural. Além de usar o gás, isso vai gerar em torno de R$ 1 bilhão de ICMS para o Estado.
O Governo aposta no acionamento das térmicas para garantir o abastecimento de energia e escapar do apagão. Além disso temos as hidrelétricas que funcionarão, energia solar e energia gerada por biomassa, de cana e eucalipto. Isso garante que não haja apagão em nosso Estado, porém, é necessário que continuemos a economizar energia para o bem de todos.
Mesmo com a ativação da térmica a compra de gás natural da Bolívia está menor em relação a anos anteriores, algo em torno de 20,5 milhões de metros cúbicos por mês.
O volume já chegou a 30 milhões de metros cubicos ao mes e representou cerca de R$ 400 milhões ao mês.