O ministro de Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, anunciou na manhã desta sexta-feira (4), que já existe um projeto de concessão de toda a BR-262, rodovia que liga Três Lagoas a Corumbá. A informação foi divulgada pelo ministro durante ligação no viva voz à ministra da Agricultura, Tereza Cristina, durante coletiva à imprensa na manhã de ontem. Tereza esteve em Três Lagoas para participar do lançamento de um pacote de obras, e na oportunidade falou sobre outros assuntos importantes para melhorar a Infraestrutura no Estado.
Tereza já havia levado ao ministro as demandas de infraestrutura do Estado, em especial, da BR-262, que terá aumento no tráfego de veículos, principalmente de carretas, com a construção de uma fábrica de celulose em Ribas do Pardo. “A ministra passou a urgência que teremos com a fábrica em Ribas. Estamos estudando um modelo de concessão de toda a BR-262, que já está quase pronto e, em breve, vamos apresentar a sociedade”, disse Tarcísio.
Além disso, o ministro de Infraestrutura ressaltou que a construção de ferrovias no Estado vai contribuir para desafogar a BR-262. O ministério já autorizou a empresas de celulose Suzano e Eldorado construírem ferrovias para o transporte de suas produções em Mato Grosso do Sul.
O secretário de Infraestrutura Eduardo Riedel, que também esteve presente em Três Lagoas, disse que o estudo encomendando pelo governo do Estado aponta a necessidade de concessão da rodovia.
ESTUDO
O desempenho crescente da produção agropecuária, aliado ao aumento na movimentação de veículos de transporte de carga e inviabilidade de outros modais logísticos para o escoamento de grãos, minério e outros produtos, são alguns dos gargalos apontados no estudo técnico elaborado pela EPL (Empresa de Planejamento e Logística) do Ministério da Infraestrutura no trecho de 320 km da BR-262, que liga Campo Grande a Três Lagoas e que reforçam as solicitações do Governo de Mato Grosso do Sul sobre a necessidade urgente de concessão da rodovia.
O diagnóstico, encomendado pelo Governo do Estado, busca identificar as necessidades e oportunidades de investimentos em infraestrutura em Mato Grosso do Sul. A ordem de serviço para execução do estudo técnico da EPL foi assinada em março de 2021 pelo governador Reinaldo Azambuja (PSDB) e o secretário de Desenvolvimento Econômico, Jaime Verruck, sendo previsto o término do relatório entregue até março de 2022 para ser incluído no Plano Nacional de Logística.
Segundo Verruck, a análise demonstra e reforça a argumentação do Governo do Estado, de que a BR-262 já possui condições que a credenciam para uma concessão. “As nossas avaliações demonstram o aumento significativo no volume de produção e de escoamento por essa rodovia. Os dados apontam que, atualmente mais de 8 milhões de toneladas entre grãos, minério, eucalipto e celulose foram transportados por esta rodovia que corta Mato Grosso do Sul de Leste a Oeste, com aproximadamente 752 km.
O Estudos de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (O EVETEA) realizado pelo DNIT em 2018 apontava que a BR-262 precisava da terceira faixa e serviços de manutenção. Novos fatos relevantes, como a implantação da nova fábrica de celulose, em Ribas do Rio Pardo, e inviabilidade de navegabilidade no rio Paraguai fizeram com que o volume de veículos aumentasse significativamente na rodovia.
O aumento do fluxo na BR 262, elevou o volume de acidentes ocorridos ao longo do trecho, principalmente pelo tráfego de veículos pesados que percorrem grandes distâncias dentro do Estado. “A seca prejudicou o transporte na hidrovia principalmente do escoamento de minério de ferro pelo rio. Isso representa pelo menos mil veículos a mais saindo de Corumbá e entrando na estrada afetando o leito rodoviário. Este novo diagnóstico vai balizar os futuros investimentos na logística de Mato Grosso do Sul, tanto pelo Governo do Estado, quanto as oportunidades para o setor privado”, ressalta o secretário.
INVESTIMENTOS
Os estudos realizados apontam que o volume médio diário ultrapassa 3.800 veículos. Diante das constatações, a rodovia deverá ter investimentos acima de R$ 43 milhões neste ano de 2022 em toda sua extensão. Deste montante R$ 21.3 milhões serão destinados a obras de restauração e supervisão da BR, do quilômetro 4 ao km 191,10, enquanto R$ 21,7 milhões serão direcionados para contratos de manutenção e conservação dos demais segmento da rodovia, totalizando 43.110.954,69, o que corresponde a 30% da LOA 2021.