Com o prazo de declaração do IRPF (Imposto de Renda Pessoa Física) se encerrando nesta terça-feira (31), Mato Grosso do Sul bateu a marca prevista de 478 mil entregas do documento e já registra, até o fim da tarde, 490 mil declarações.
O volume fica 2,5% acima do esperado pela Receita Federal, havendo a espectativa que até às 22h59, prazo final de entrega sem que seja necessário pagar multa, esse número cresça. Ontem (30), a média era de 30 declarações entregues por minuto no Estado.
A Receita Federal informa que o número de declarações entregues em Mato Grosso do Sul atingiu 490 mil às 16h45. O volume é 2,5% acima do esperado, de 478 mil. A tendência é que o percentual de crescimento seja ainda maior até as 22h59, quando termina o prazo de entrega.
"Eu diria que em caso extremo, como a pessoa não ter toda a documentação, entregue mesmo assim, mas corra atrás de toda a documentação para que no momento seguinte possa fazer uma retificadora", orientou ontem o delegado da Receita Federal em Campo Grande, Clovis Ribeiro Cintra Neto, durante coletiva de imprensa. Ele ainda completa.
"Por que isso? Digamos que a pessoa não declarou determinando investimento e no processamento dessa declaração batem os dados e veem que aquele valor não foi declarado, verifica-se que houve uma omissão dessa informação. A pessoa pode já ser notifica sobre lançamento e com isso tem a multa, além da cobrança do imposto devido", conclui.