Mais uma indústria de celulose pode ser instalada em Mato Grosso do Sul. A expectativa é que a fábrica seja instalada em Inocência, na Costa Leste do Estado. O município já dispõe de áreas plantadas de eucalipto, e segundo fontes do Jornal do Povo, a Arauco tem esse interesse. Não é descartada também uma fusão entre Arauco e Bracell para a instalação da fábrica em Inocência.
Ambas as empresas estão investindo na plantação de florestas em Mato Grosso do Sul. A Bracell, que tem fábrica em Lençóis Paulista (SP), inclusive, está abrindo um escritório em Água Clara e já compra eucalipto no Estado. A empresa, segundo fontes, tem pago valor maior no produto do que as concorrentes.
Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado, Jaime Verrucke, Mato Grosso do Sul comporta até mais duas indústrias de celulose do porte da fábrica da Suzano, em Ribas do Rio Pardo. “O Estado tem 8 milhões de produção de celulose e comporta até 15 milhões”, disse Verruck. O mesmo foi dito pelo diretor Executivo da Reflore-MS, Dito Mário.
Apesar disso, Jaime Verruck destacou que o Estado está trabalhando para diversificar a cadeia produtiva de florestas em Mato Grosso do Sul.