Veículos de Comunicação

Alíquota

MS tem o menor ICMS do diesel e 4º menor para etanol

Alíquota cobrada no diesel é de 12% e no etanol hidratado de 20% segundo a Sefaz

Postos de combustíveis praticam menor alíquota em diesel e etanol - Arquivo
Postos de combustíveis praticam menor alíquota em diesel e etanol - Arquivo

Mato Grosso do Sul registra a menor alíquota de ICMS sobre o diesel (12%) e a quarta menor sobre o etanol hidratado (20%), Mato Grosso do Sul é um dos estados que praticam a menor carga tributária de combustíveis no Brasil.
Levantamento da Fecombustíveis (Federação Nacional do Comércio de Combustíveis e de Lubrificantes) coloca o Estado como um dos menores cobradores de impostos estaduais em relação ao etanol.
A alíquota de 20% vigente em Mato Grosso do Sul é a mesma utilizada no estado da Bahia; e só é maior que as praticadas no Paraná (18%), em Minas Gerais (16%) e em São Paulo (13,3%).
Nos outros 21 estados e no Distrito Federal a cobrança do ICMS sobre o álcool combustível varia de 22% a 32%, sendo que Rio de Janeiro (32%), Rio Grande do Sul (30%) e Tocantins (29%) têm as maiores taxas.
Em relação ao diesel, a cobrança em Mato Grosso do Sul é de 12%, a menor do Brasil. O mesmo índice é praticado nos estados do Espírito Santo, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. 
O Amapá é o estado que cobra o maior ICMS sobre o diesel: 25%. Na sequência, as maiores taxas são do Maranhão (18,5%) e de Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Paraíba, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe – todos com alíquota de 18%.