Veículos de Comunicação

Investimentos

MS vai criar lei para destravar projetos de ferrovias estaduais

Mesmo com Medida Provisória federal, Estado precisará de legislação

Mesmo com Medida Provisória federal, Estado precisará de legislação - Saul Scharmm/Portal de MS
Mesmo com Medida Provisória federal, Estado precisará de legislação - Saul Scharmm/Portal de MS

Mato Grosso do Sul deve avançar com investimentos em ferrovias que podem superar R$ 20 bilhões nos próximos anos. Isso será possível com a criação de legislação própria que está sendo elaborada. Grupo de trabalho conduzido pelo Secretário de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar, Jaime Elias Verruck, e a Procuradora do Estado e Consultora Legislativa, Ana Carolina Ali Garcia, debate pontos importantes sobre o tema para que um Projeto de Lei seja elaborado e encaminhado à Assembleia Legislativa.

O grupo de trabalho vem ao encontro da medida provisória (MP) 1.065 que institui o novo marco legal do transporte ferroviário. Editada na segunda-feira (30) pelo presidente Jair Bolsonaro, a MP muda o atual regime jurídico do setor, permitindo que a exploração de ferrovias seja feita por meio de autorização.

O secretário Jaime Verruck explica que a ideia é criar um instrumento legal, na forma de projeto de lei estadual, que permita ao setor privado fazer avaliação de impacto das ferrovias, sejam elas quais forem, e possa fazer conexão com essa malha, com a devida autorização do concessionário. “Se qualquer empresa quiser constituir um terminal e se conectar à ferrovia Malha Oeste, à Nova Ferroeste, ou qualquer outra ferrovia no Estado, a lei irá permitir. Isso cria uma possibilidade de investimentos em terminais e outros ramais em Mato Grosso do Sul, agregando valor às malhas ferroviárias do Estado”, comenta o titular da Semagro.

Para Ana Carolina Ali Garcia, com a participação da Consultoria  Legislativa  (Conleg), Mato Grosso do Sul já vinha se debruçando sobre a regulamentação de autorizações estaduais de ferrovias. “A legislação viabilizará ferrovias em um regime de livre concorrência além de trazer incentivo ao planejamento cooperado e associado entre o governo federal e os estados”, pontua a chefe da Conleg.

Mesmo com a MP, o Estado precisa de legislação para que haja segurança jurídica às empresas privadas que se interessarem em investir nas ferrovias.