Amanhã e domingo estudantes do ensino médio e de cursinho pré-vestibular irão prestar o Exame Nacional de Ensino Médio, o Enem. A prova pode ser para muitos brasileiros a porta de entrada para a universidade federal e para outros, uma prova do tipo “treineiro” – é feita somente a título de experiência e prática.
O exame tem um peso enorme na vida destes alunos, que muitas vezes são tomados pela ansiedade, tamanha a pressão que sentem. A ansiedade, no entanto, pode prejudicar o rendimento do candidato na hora da prova, a informação é do neurologista Daniel Rodrigues. “A ansiedade pode atrapalhar tanto na memória, concentração quanto na qualidade do sono, portanto, na véspera procure fazer alguma atividade lúdica e técnicas de relaxamento e meditação pode ajudar, como, ver um filme ou sair para jantar”, esclarece.
Para não deixar que a ansiedade não tome conta de você na hora do exame, o especialista dá algumas dicas:
- Sono:
É fundamental que o candidato tenha um período de descanso, de em média oito horas. Caso contrário o estudante não consegue “guardar na memória" o aprendizado de maneira adequada. Não troque o dia pela noite e lembre-se que o sono à noite é de melhor qualidade que o diurno. Durma em quarto escuro e silencioso. Pesquisas com mapeamento cerebral durante o sono evidenciam uma atividade aumentada de áreas responsáveis pela consolidação da memória de curto prazo para longo prazo no Hipocampo. A qualidade do sono também é importante para que esse processo se conclua.
- Estudar de última hora não resolve:
Ler textos longos ou querer estudar tudo na véspera não adianta. Prepare resumos e lembretes para estudar na véspera, isso pode funcionar como âncora no processo de memorização.
- Alimentação:
Procure se hidratar, evitar consumir alimentos pesados e gordurosos na noite que antecede a prova, bem como bebidas que contenham cafeína, Tomar um café da manha leve com frutas é recomendado. São dicas importantes que podem fazer a diferença e boa prova a todos.
E não se esqueça:
- Documentos: O aluno deve apresentar o cartão do candidato e um documento original com foto (RG, CNH, passaporte).
- Pontualidade: O portão fecha às 12h (horário local), por isso, chegue pelo menos meia hora mais cedo.
- Material adequado: caneta esferográfica de tinta preta fabricada em material transparente