Tomou posse, nesta terça-feira (17), o novo presidente do Sistema Famasul, Marcelo Bertoni. A cerimônia da nova diretoria Triênio 2021-2024 ocorreu na sede da Casa Rural em Campo Grande, no formato híbrido, sendo transmitida pelo Youtube.
Segundo Bertoni, durante os próximos anos a federação está comprometida com as demandas do setor. “Melhorar a vida das pessoas do meio rural e contribuir para o desenvolvimento da agropecuária é o que nos move. Iremos estruturar essa nova gestão nos pilares do fortalecimento institucional, qualificação de mão de obra e sustentabilidade no campo”.
A nova gestão tem Mauricio Saito como vice-presidente, Frederico Stella como diretor-tesoureiro e Claudio George Mendonça como diretor-secretário.
A diretoria é composta pelos presidentes de sindicatos rurais de Maracaju, Fabio Olegário Caminha, e Miranda, Massao Ohata, como 2° e 3° secretários, e André Cardinal Quintino, de Ponta Porã, e a vice-presidente de Três Lagoas, Stéphanie Ferreira Vicente, como 2° e 3° tesoureiros.
Já o conselho fiscal é formado pelos presidentes Jefferson Doretto de Souza, de Bonito, Henrique Mitsuo Vargas Ezoe, de Rio Negro, e Telma Menezes de Araújo, de Nova Alvorada do Sul.
Trajetória
Produtor rural desde 1989, Marcelo Bertoni foi um dos fundadores do MNP Jovem (Movimento Nacional dos Produtores), em 1994 e 1995, e diretor-secretário da ACRIVAN (Associação dos Criadores do Vale do Aquidaban e Nabileque) entre 2008 e 2010.
De 2011 a 2016, exerceu o cargo de diretor-presidente no Sindicato Rural de Bonito, sendo vice-presidente entre 2017 e 2019, e delegado e representante efetivo como o 1° secretário até 2021.
Foi eleito diretor-tesoureiro do Sistema Famasul para o triênio 2018/2021, com forte atuação nas pautas voltadas à sustentabilidade, sendo titular da Câmara Técnica de Conservação de Solo e Água, da Comissão Nacional de Meio Ambiente, do Comitê Estadual do Conselho Nacional da Reserva da Biosfera do Pantanal, do Conselho Estadual de Controle Ambiental (CECA) e da Frente Parlamentar de Unidade de Conservação. Compõe o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Miranda (CBH-Miranda), o Conselho Consultivo do Parque Nacional da Serra da Bodoquena (CCPNSB), e o Conselho Municipal de Meio Ambiente de Bonito (CONDEMA).
(Com informações da Assessoria)