Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Nova edição da Feira do Peixe será realizada no dia 1º de novembro

Expectativa da Colônia de Pescadores é atingir mesmo número de participantes da edição anterior

Na Semana Santa, pescadores comercializaram dez mil quilos de pescado
Na Semana Santa, pescadores comercializaram dez mil quilos de pescado

Está prevista para o dia 1º de novembro, um domingo, a realização de mais uma edição da Feira do Peixe em Três Lagoas. O evento, organizado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico em parceria com a Associação de Feirantes de Três Lagoas (Feiratrês) e Colônia de Pescadores, visa fomentar o consumo de carne branca e, consequentemente, fortalecer a cultura da pesca no município . No mês de outubro, aconteceu em todo o Mato Grosso do Sul a Semana do Peixe, com o mesmo objetivo.

De acordo com o presidente da Colônia de Pescadores,  Antônio de Souza Farias, pela manhã desta quinta-feira foi realizada, na sede da instituição, uma reunião entre pescadores e o secretário de Desenvolvimento, Luciano Dutra, para passar detalhes do evento. No encontro, ficou definido que os pescadores interessados em participar da feira devem se inscrever até às 13h da próxima segunda-feira, dia 26, na sede da secretaria. “Esse prazo deve-se à necessidade de a secretaria se organizar, ver quantas barracas serão montadas para atender aos pescadores”, completou Antônio.

Esta será a segunda edição do evento neste ano, e terceira desde a sua fundação. Antônio explicou que a Feira do Peixe surgiu com a proposta de ser realizada sempre duas vezes ao ano: no período da Semana Santa, quando tradicionalmente, consome-se mais carne branca, e outra em meados de outubro, por conta da Semana do Peixe. “[A feira] é boa para fomentar as vendas. O fato de estar todo mundo concentrado em um único lugar ajuda o pescador”, destacou.

A expectativa do presidente da Colônia de Pescadores é que o número de inscritos, se não superar, mantenha-se semelhante à primeira edição deste ano. Em 2 de abril, a Feira do Peixe contou com 13 barracas, mais que o dobro do registrado na edição de 2014 (seis participantes). As vendas também cresceram da primeira para a segunda edição, passando de cerca de cinco mil quilos de peixes comercializados, para aproximadamente 10 mil quilos de pescado.

“As vendas no mês passado foram boas. Já neste mês, deu uma caída. Vamos aguardar esse evento. Além disso, é importante lembrar que a população pode procurar por pescado no bairro Jupiá. As casas dos pescadores são sempre sinalizadas com placas”, reforçou.

A Feira do Peixes será na confluência das avenidas Rosário Congro e Eloy Chaves, mesmo local onde acontecem as Feiras Livre e  Noturnas. Na edição da Semana Santa, o horário de funcionamento do evento era para ter sido das 5h às 13h, mas teve que ser estendido até às 18h devido ao número de visitantes.