A obras para a construção da sede própria do Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul (Detran/MS), de Três Lagoas, ainda não foram iniciadas porque depende de uma autorização do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), por se tratar de um terreno que fica às margens da BR-158, na saída para Brasilândia.
Segundo o Detran, o Dnit ainda não concluiu o processo de aprovação das instalações provisórias. A expectativa, segundo o órgão estadual é que em janeiro o Dnit de uma resposta positiva para que as obras sejam iniciadas.
A construção da sede própria do Detran em Três Lagoas foi autorizada em fevereiro deste ano pelo governador Reinaldo Azambuja (PSDB), com prazo de oito meses para a conclusão. Entretanto, até agora não saiu do papel devido ao impasse com o Dnit.
De acordo com o projeto já licitado, as obras à executadas prevêm a construção dos blocos 01, 02 e 03, além de guarita de entrada e área para vistoria e emplacamento. O novo complexo do Detran de Três Lagoas foi orçado em R$ 8,3 milhões. A empresa vencedora da licitação foi a Campana e Gomes Engenharia Ltda.
O projeto das novas instalações prevê a utilização de uma área de 1.752 metros quadrados a ser construída em um terreno de 4,5 hectares, doado pela prefeitura. A área abrigou os antigos alojamentos da Suzano, depois deveria ser destinada para a construção de uma fábrica de cervejas, o que não se concretizou.
ATUALMENTE
Anteriormente, a agência do Detran na cidade funcionava no bairro Jardim Morumbi, onde hoje se abrigam secretarias municipais e o gabinete do prefeito. Depois, um espaço no Shopping de Três Lagoas passou a oferecer atendimento do Detran. Em janeiro deste ano, considerando a distância do local da área central e pensando na facilidade e comodidade aos clientes e aos servidores, o departamento alugou o novo imóvel na avenida Rosário Congro.
Com uma frota de 105 mil veículos e 180 mil condutores registrados, Três Lagoas, é a terceira maior cidade do Estado em número de habitantes e veículos.