Inaugurada no dia 17 de dezembro do ano passado a nova Unidade Educacional de Internação (Unei) Tia Aurora de Três Lagoas, completou essa semana dois meses, fechada.
Os internos continuam alojados na antiga unidade, localizada no bairro Parque São Carlos, e que há anos está parcialmente interditada pela Justiça. O novo local aguarda os últimos ajustes para receber os jovens.
Entre as pendências a ser resolvidas estão à contratação de parte da equipe de trabalho da Unei e a mobília para o prédio.
Em entrevista divulgada pelo Jornal do Povo, o diretor da unidade João Batista Pinheiro informou que o funcionamento seria no início deste mês. Porém a data será adiada.
Na oportunidade, Pinheiro comentou que as atividades ainda não haviam iniciado devido à transição do governo estadual. “ Tivemos que esperar a nova equipe ficar a par de toda situação, e a partir daí finalizar esses tramites”.
REUNIÃO
Segundo o diretor, a previsão agora é para o mês de março. Nessa segunda-feira 23, Pinheiro participa de reunião na Superintendência de Assistência Socioeducativa do Mato Grosso do Sul, em Campo Grande, para definir a data de funcionamento.
Na reunião, será determinado de que modo o governo irá executar a contratação dos funcionários que ainda faltam para atuar na unidade, se será por concurso ou contrato.
E de que forma será feito o trabalho de logística da mobília do prédio. De acordo com Pinheiro,todos os moveis já foram adquiridos, e estão em Campo Grande.
“O governo está na fase tratativa, estamos aguardando definir a maneira de contratação e mobília. Falta apenas essa parte organizacional, que será definida nessa reunião”, explicou o diretor da unidade.
UNEI
Com investimento de aproximadamente de 7 milhões, distribuídos em 30 m², a Unei tem capacidade máxima para 70 internos. Sendo 10 para unidade provisória, 58 para unidade de internação e duas vagas para internos portadores de deficiência física.
No momento, a Unei de Três Lagoas abriga treze adolescentes de 15 a 19 anos, das cidades de Três Lagoas, Água Clara e Paranaíba.